Nossas vidas importam: XVII Caminhada das Mulheres Lésbicas e Bissexuais
Conheça a importância da Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais realizada tradicionalmente na véspera da Parada LGBT e as imagens incríveis da edição de 2019.
Texto: Ana Claudino, Canal Sapatão Amiga
Fotos: Rachel Daniel, Sarita Guimarães e Elineudo Meira / Mídia NINJA
Lésbicas, bissexuais, pansexuais, mulheres cis e trans estiveram na XVII Caminhada das mulheres lésbicas e bissexuais na Avenida Paulista em São Paulo. Os gritos eram pela vida, liberdade, resistência, afeto e luta. Ser mulher LBPT+ é viver em um cenário de luta constante contra o apagamento de nossas existências. Na maioria das vezes enfrentamos esse apagamento dentro do próprio movimento LGBT.
Além disso, encontramos essa invisibilidade na ausência de políticas públicas de acesso a saúde e no apagamento histórico do movimento de lésbicas, por exemplo.
Muitas mulheres LBPT’s estiveram presentes na revolta de Stonewall nos Estados Unidos e aqui no Brasil tiveram participação política na luta contra a ditadura.
Um grande nome presente em Stonewall foi Stormé DeLarverie, uma sapatão preta que ficou conhecida como ” a lésbica que deu início a rebelião” quando foi agredida fisicamente por um policial.
Aqui no Brasil, temos Virginia Figueiredo: a primeira candidata a deputada assumidamente lésbica na América Latina.
A caminhada deste sábado só reforça a importância de estarmos ocupando as ruas e lutando pelo o reconhecimento de que nossas vidas importam!
Foto: Rachel Daniel / Mídia NINJA