Por Sandra Vasconcelos

Nesta quinta-feira (8), as salas de cinema recebem uma leva diversificada de filmes, com destaque para as produções nacionais, que representam 60% das estreias.

Os principais lançamentos são “Criaturas da Mente”, documentário que investiga os mistérios do sonho e de outras formas de inconsciência; e “Lispectorante”, no qual Marcélia Cartaxo revisita o universo de Clarice Lispector no cinema, 40 anos após o clássico “A Hora da Estrela”.

Outros títulos em cartaz são o crossover “Karatê Kid: Lendas”, com Ralph Macchio e Jackie Chan, e o terror “A Mulher no Jardim”, dirigido por Jaume Collet-Serra, o mesmo de “A Casa de Cera” e “A Órfã”.

Confira estes e outros lançamentos que chegam hoje aos cinemas!

Criaturas da mente

Direção: Marcelo Gomes

Quem protagoniza o documentário é Sidarta Ribeiro, neurocientista brasileiro que há 20 anos investiga o sonho e as outras formas de inconsciência. No filme, os saberes ancestrais se unem ao conhecimento científico na tentativa de explicar o fenômeno.

Lispectorante

Direção: Renata Pinheiro

Diferente do clássico “Hora da Estrela”, filme de 1985, o longa da premiada diretora Renata Pinheiro é inspirado na vida e obra de Clarice Lispector, e não num livro específico. O que as produções têm em comum é a protagonista, Marcélia Cartaxo, que desta vez encarna Glória Hartman, uma mulher de 60 anos decidida a voltar para a cidade natal, com o propósito de encontrar uma nova perspectiva de vida. Ela descobre o novo universo na antiga casa de Clarice, situada no centro de Recife.

Inventário de imagens perdidas

Direção: Gustavo Galvão

No filme brasileiro, ambientado em um futuro próximo, uma revolução fundamentalista coloca o país em guerra civil. Duas mulheres em fuga se escondem em uma casa no campo tomada por memórias de um velho cineasta, esquecido como o próprio cinema.

Virgínia e Adelaide

Direção: Yasmin Thayná e Jorge Furtado

Virgínia Bicudo, uma mulher negra, foi a primeira psicanalista do Brasil, já Adelaide Koch, também pioneira na psicanálise, era uma judia alemã que veio para o Brasil fugindo do regime nazista. Em 1937, elas se conheceram em São Paulo, na época em que Getúlio Vargas decretou o Estado Novo. As duas enfrentaram o racismo e contribuíram ativamente na fundação da psicanálise no Brasil.

Memórias de um esclerosado

Direção: Rafael Corrêa e Thais Fernandes

Rafael Corrêa é cartunista e autor do personagem de tirinhas Artur, o arteiro, além de trabalhos para os jornais Zero Hora e Folha de S.Paulo. Em 2010, ele foi diagnosticado com esclerose múltipla, passando a registrar a sua experiência por meio dos quadrinhos.

Karatê kid: Lendas

Direção: Jonathan Entwistle

O sexto filme da franquia Karatê Kid é um crossover com Ralph Macchio, protagonista da trilogia original e do spin-off Cobra Kai; e Jackie Chan, astro do remake lançado em 2010, que atuou com Jaden Smith. Eles se unem para ensinar o Karatê para o esperto e habilidoso Li Fong.

Invencível

Direção: Jon Gunn

Austin adora pizza, filmes, dança e garotas, assim como a maioria dos adolescentes. Mas, ao contrário de muitos, ele é autista e tem uma doença rara de ossos frágeis. O filme, estrelado por Jacob Laval, Zachary Levi e Meghann Fahy, é baseado na história real contada no livro “The Unbreakable Boy”, de Scott M. LeRette e Susy Flory.

A mulher no jardim

Direção: Jaume Collet-Serra

Do mesmo diretor dos clássicos “A Casa de Cera” e “A Órfã”, o terror mostra o estranho surgimento de uma mulher solitária, toda vestida de preto, no gramado de Ramona, uma mãe enlutada. Quanto mais a misteriosa mulher se aproxima, mais fica claro que não se trata de alguém comum e, por isso, a protagonista passa a tentar proteger a si mesma e a seus filhos.

Betânia

Direção: Marcelo Botta

O longa brasileiro conta a história de uma mulher que, após ficar viúva, volta a viver no povoado onde nasceu, mas nunca habitou. Ao som ancestral do Bumba Meu Boi, pela força da família e da comunidade, Betânia tenta enfrentar o luto e renascer em uma nova realidade.

Adeus, garoto

Direção: Edgardo Pistone

Attilio vive em Nápoles, na Itália, e recebe a missão de proteger uma prostituta no Leste Europeu. Ao longo da trama, ele se apaixona pela moça, mas quando o pai dele sai da prisão, ele fica dividido entre o amor romântico e a lealdade à família. O filme discute sobre liberdade, afeto e pertencimento.

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.