Por Sofia Teixeira

Nesta quinta-feira (04), a nova leva de lançamentos que chega às telas nacionais navega entre thrillers, drama e humor.

“Cyclone”, drama brasileiro dirigido por Flávia Castro, é o grande destaque nacional da semana. Na história, uma operária aspirante a dramaturga precisa enfrentar a falta de autonomia e liberdade feminina, especialmente quando um grande obstáculo surge entre ela e a tão sonhada bolsa de estudos em Paris.

Depois de circular por diferentes festivais, incluindo o Festival do Rio e a Mostra de São Paulo, “Cyclone” chega aos cinemas narrando a trajetória de uma escritora talentosa e persistente que luta para não ser silenciada na São Paulo do início do século XX. Com distribuição da Bretz Filmes, o longa estará em cartaz nas seguintes cidades: Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

Na trama, Luiza Mariani (“Todas as Canções de Amor”) interpreta Daise, uma operária que divide seu tempo entre o trabalho na gráfica — responsável por seu sustento — e sua paixão pela dramaturgia. Quando ganha uma bolsa para estudar teatro em Paris, descobre que o maior obstáculo para realizar seus sonhos é ter nascido em um mundo onde mulheres sequer são donas do próprio corpo.

O filme é inspirado na história de Maria de Lourdes Castro Pontes, apelidada de “Miss Cyclone” pelos modernistas. A partir dos poucos registros sobre a figura real, a roteirista Rita Pfeiffer recria sua trajetória com uma perspectiva contemporânea, feminina e feminista, construindo uma personagem capaz de honrar sua memória e refletir dilemas que ainda atravessam as mulheres hoje.

“Cyclone” também é um projeto pessoal de Luiza Mariani, que interpretou a protagonista no teatro e há 20 anos trabalha para levá-la às telas. Além de estrelar o longa, ela assina a produção ao lado de Joana Mariani e Eliane Ferreira e colabora no roteiro de Pfeiffer.

Outro destaque da semana é “Foi Apenas um Acidente”, de Jafar Panahi — vencedor da Palma de Ouro em Cannes e do prêmio de Melhor Filme Internacional no Gotham Awards 2025. O longa acompanha a história de um homem que acredita ter encontrado seu ex-torturador e parte em uma jornada para descobrir se está diante da pessoa certa. Construído como um grande ato de resistência, o filme foi rodado sem autorização do Estado iraniano e expõe, de forma contundente, os mecanismos de poder ditatoriais — razão pela qual Panahi sofreu repressão ao longo de sua carreira.

Habituado a filmar sob o pano de fundo do autoritarismo, Panahi transformou sua obra em resistência contínua, mesmo após ter sido condenado a 20 anos sem filmar pelo regime aiatolá. Apesar disso, nunca deixou de criar. Nesta semana, inclusive, o cineasta voltou a ser condenado pelo Irã, desta vez a um ano de prisão, reacendendo debates globais sobre liberdade artística e direitos humanos.

Confira estes e outros lançamentos que chegam hoje aos cinemas!

“Cyclone”

Direção: Flávia Castro

São Paulo, 1919. Desafiando todas as regras, uma jovem operária e dramaturga conquista uma cobiçada bolsa para estudar teatro em Paris, mas logo descobre que o maior obstáculo para realizar seu sonho é ter nascido em um mundo onde as mulheres sequer são donas do próprio corpo.

“Foi Apenas um Acidente”

Direção: Jafar Panahi

Quando o mecânico Vahid encontra por acaso o homem que acredita ter sido seu torturador na prisão, ele o sequestra, decidido a se vingar. A única pista sobre a identidade de Eghbal é o som peculiar de sua perna protética, e Vahid, então, recorre a um grupo de vítimas libertas em busca de confirmação.

“3 Atos de Moisés”

Direção: Eduardo Boccaletti

Moisés, brasileiro natural de Minas Gerais, supera a pobreza, o racismo e a homofobia para se tornar um pianista de renome internacional. Apaixonado por música desde criança, aprende a tocar piano sozinho, praticando em teclas desenhadas sobre um banco de madeira. Em uma jornada de perseverança e sonho, chega à Universidade de Bremen, na Alemanha, onde inicia sua carreira como solista. Após anos na Europa, retorna triunfante à sua cidade natal, Juiz de Fora, realizando um recital no qual seus pais o veem tocar pela primeira vez.

“Eternidade”

Direção: David Freyne

Após a morte, todos têm uma semana para escolher onde passarão a eternidade, mas Joan não sabe se quer ficar para sempre com o homem com quem compartilhou a vida ou com seu primeiro amor, que faleceu ainda na juventude.

“Twinless – Um Gêmeo a Menos”

Direção: James Sweeney

Roman, abalado pela morte do irmão gêmeo, encontra no luto uma solidão que parece invencível. Ao se unir a um grupo de apoio para pessoas que perderam seus gêmeos, ele conhece Dennis, e nasce entre os dois uma amizade intensa, inesperada e complexa.

“Reedland – Um Crime Obscuro”

Direção: Sven Bresser

Quando o cortador de junco Johan descobre o corpo sem vida de uma menina em suas terras, ele é tomado por um ambíguo sentimento de culpa. Enquanto cuida da neta, parte em uma jornada para rastrear o mal.

“Five Nights at Freddy’s 2”

Direção: Emma Tammi

Um ano se passou desde o pesadelo sobrenatural na Freddy Fazbear’s Pizza. As histórias sobre o que aconteceu ali foram distorcidas e viraram uma lenda local exagerada, inspirando o primeiro Fazfest da cidade. O ex-segurança Mike e a policial Vanessa esconderam a verdade da irmã de 11 anos de Mike, Abby, mas, quando ela foge para se reconectar com Freddy, Bonnie, Chica e Foxy, isso desencadeia uma série assustadora de eventos.

“Soldado de Chumbo”

Direção: Brad Furman

Nash Cavanaugh é um ex-agente recrutado pelo governo para uma missão que o obriga a encarar lembranças de um passado que gostaria de esquecer, quando fazia parte de um culto liderado por Bokushi — justamente o alvo da operação. Ao lado do agente Emmanuel Ashburn, ele retorna à fortaleza que frequentava, desencadeando um confronto intenso e, possivelmente, uma busca por vingança.

“D.P.A. 4 – O Fantástico Reino de Ondion”

Direção: Mauro Lima

Mel e Zeca encaram uma mega, hiper, superperigosa missão em busca de Max, que desapareceu misteriosamente. Eles desconfiam que o amigo foi levado para o reino mágico de Ondion por Juks e conseguem chegar lá através do portal do apartamento 333 do Prédio Azul. Em um colorido mundo lúdico com duendes, floresta encantada, castelo, flores falantes, frutas malabaristas, barracas mágicas e biscoitos flutuantes, os detetives precisam decifrar enigmas perigosos para libertar o colega.

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.