Por Sofia Teixeira

Nesta quinta-feira (31), uma nova leva de estreias movimenta os cinemas brasileiros com histórias marcantes e produções de impacto.

O principal destaque é o nacional Nada, dirigido por Adriano Guimarães, que acompanha a jornada de Ana, forçada a retornar à casa de infância para lidar com a misteriosa doença da irmã e com as armadilhas de suas próprias memórias. Chegam também às telas o thriller brasileiro Atena, de Caco Souza, e o dinamarquês Filhos, de Gustav Möller, além dos documentários Aldo Baldin – Uma vida pela música, sobre o renomado tenor, e Ouvidor, que retrata a história da maior ocupação cultural da América Latina, a Ouvidor 63.

Confira estes e outros lançamentos que estreiam hoje nos cinemas!

Nada

Direção: Adriano Guimarães

Ana está montando uma exposição de suas obras de arte quando é forçada a retornar à fazenda onde passou sua infância. Tereza, sua irmã, foi atingida por uma doença enigmática que altera seus estados de consciência. Durante a estadia no local, Ana se vê tendo que enfrentar os mistérios da própria memória.

Atena

Direção: Caco Souza

Atena foi abusada pelo pai durante a infância e, já adulta, faz justiça com as próprias mãos em casos semelhantes que ocorrem em sua cidade. Com ajuda de um jornalista, ela finalmente reencontra seu pai em Montevidéu e busca a própria vingança.

Aldo Baldin – Uma vida pela música

Direção: Yves Goulart

Documentário operístico que revela o talentoso tenor Aldo Baldin em sua jornada, desde o início humilde no interior do Brasil até se tornar um dos maiores tenores líricos do mundo. Aldo cantou com os maiores maestros, se apresentou nas mais famosas salas de concerto e gravou mais de 100 discos. Sua história é contada pelo próprio tenor e por músicos, amigos e familiares, que revivem a carreira única desse grande artista brasileiro.

Ouvidor

Direção: Matias Börgstrom

Na Ouvidor 63, a maior ocupação artística da América Latina, 120 artistas latinos coexistem em uma vibrante microssociedade no centro de São Paulo. Eles resistem a constantes ameaças de despejo pelo governo, enquanto as tensões internas se intensificam devido ao patrocínio da Red Bull à sua Bienal de Arte.

O deserto de Akin

Direção: Bernard Lessa

Akin é um médico cubano em exercício no Brasil pelo programa Mais Médicos. Entre sua rotina de trabalho na comunidade indígena e seus momentos de intimidade com Érica e Sérgio, sua relação com o Brasil se aprofunda e fortalece. Com a eleição de Jair Bolsonaro e o fim abrupto da cooperação entre os países, ele se vê impelido a decidir se volta à Cuba ou fica onde está sem poder medicar.

Filhos

Direção: Gustav Möller

Eva é uma agente penitenciária idealista que enfrenta um dilema quando um jovem que faz parte de seu passado é transferido para a prisão onde ela trabalha. Sem revelar esse segredo, ela pede para ser alocada no bloco do rapaz, o mais violento da instituição. E assim começa um perturbador thriller psicológico, em que o sentido de justiça de Eva coloca a sua moralidade e o seu futuro em jogo.

A morte de um unicórnio

Direção: Alex Scharfman

Um pai e uma filha atropelam e matam acidentalmente um unicórnio, e as propriedades curativas da criatura fantástica enchem os olhos de um bilionário que planeja lucrar com a descoberta.

O ritual

Direção: David Midell

Dois padres — um questionando sua fé e outro dono de um passado conturbado — devem colocar de lado suas diferenças para tentar salvar uma jovem usando o exorcismo.

Família à prova de balas

Direção: Edward Drake

Após se dar mal em uma missão, um ex-policial que atua como capanga de mafiosos tem apenas uma noite para tirar sua família da cidade e escapar da fúria dos inimigos.

Amores materialistas

Direção: Celine Song

Os negócios de uma casamenteira de Nova York se complicam quando ela se envolve em um triângulo amoroso com seu ex-namorado ator, que ganha a vida como garçom, e um novo pretendente ricaço.

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.