Por Andressa Gomes

A última rodada de estreias cinematográficas do mês chega com o novo filme da aclamada cineasta brasileira Anna Muylaert, “O Clube das Mulheres de Negócios”. Destaque também para o documentário musical “Nas Ondas de Dorival Caymmi”, a sequência da animação Disney “Moana”, e muito mais. Confira!

“O Clube das Mulheres de Negócios”

O longa é ambientado em um mundo imaginário onde os estereótipos de gênero estão invertidos. A ação se passa num dia de folga do Clube de Campo frequentado por poderosas mulheres de negócios: enquanto as sócias almoçam, três onças escapam do onçário e começa um jogo de negação, mentiras e ataques que pode acabar mal.

“Antes que Me Esqueçam, Meu Nome é Edy Star – O Filme”

Edy Star, o pioneiro do Glam no Brasil, tem uma trajetória marcada por glamour e polêmica. Ícone da contracultura underground brasileira, o documentário revela sua personalidade libertária e inovadora. Com histórias inéditas da música brasileira por meio de depoimentos de artistas e músicos como Caetano Veloso, Zeca Baleiro e DJ Zé Pedro.

“Corpo Presente”

O filme investiga o corpo como forma de arte, expressão e identidade, criando um retrato contemporâneo das possibilidades do corpo e de suas imagens. Acompanhamos de perto a jornada autobiográfica da personagem principal que numa espécie de diário subjetivo escrito na pele, registra sensações e reflexões, buscando compreender a si mesma e ao mundo ao seu redor. Ao se deparar com diferentes experiências, ela nos conduz a outros corpos e outras histórias que habitam a contemporaneidade. Os múltiplos corpos que compõem o documentário são corpos políticos que criam e propõem novos universos, sinalizando novas formas de estar no mundo, traduzindo a sociedade contemporânea em toda a sua complexidade.

“Jardim dos Girassóis”

O casal Roberto e Carol leva uma vida regada a muito amor junto dos filhos. Porém, um acontecimento inesperado abala as estruturas da família.

“Nas Ondas de Dorival Caymmi”

O documentário faz um recorte sobre a criação das obras musicais do cantor e compositor Dorival Caymmi com depoimentos de artistas, pesquisadores, jornalistas e amigos que conviveram com ele e puderam desfrutar de sua sabedoria, talento e simplicidade. Caymmi teve influência da música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor, cantar e tocar o violão de uma maneira única, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade, riqueza melódica com inspiração pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Ele vai mudar para sempre a história da cantora Carmen Miranda, que gravou pela primeira vez uma de suas músicas: “O Que é Que a Baiana Tem”, e se tornou um sucesso imediato nacional e internacional transformando também a vida dele aos 24 anos de idade. O filme revela o processo de criação do poeta popular e algumas de suas composições. Imagens e fotos de arquivos inéditos vão abordar a trajetória do repertório musical deste criador genial através das interpretações de grandes artistas.

“Praia Formosa”

Muanza, uma mulher natural do Reino do Congo, foi traficada para o Brasil em meados do século XIX. Ao despertar nos dias de hoje, Muanza se depara com um Rio de Janeiro de tempos espiralados, onde figuras do passado e do presente são parte da busca por suas origens no território da cidade. Nesse entrelaçamento de tempos, o filme testemunha a vida que emerge dos espaços da cidade, os gestos de resistência frente à desterritorialização forçada e os afetos que sustentam as relações de irmandade.

“A Favorita do Rei”

A vida de Jeanne Bécu, que nasceu como filha ilegítima de uma costureira em 1743 e subiu na corte de Luís XV até se tornar sua última amante oficial.

“Moana 2”

No novo filme musical, Moana e Maui se reencontram após três anos para uma nova e incrível jornada com um grupo improvável de marujos. Após receber um chamado de seus ancestrais, Moana parte em uma jornada nos mares distantes da Oceania, desbravando águas perigosas, rumo a uma aventura diferente de todas as que já viveu.

“Tesouro”

Ruth, jornalista americana, viaja para a Polônia com seu pai Edek para visitar os lugares de sua infância. Mas Edek, sobrevivente do Holocausto, resiste a reviver seu trauma e sabota a viagem criando situações involuntariamente cômicas.

“A Hora do Orvalho”

Carlo, um jovem mimado e indisciplinado, causa um grave acidente de carro bêbado e é condenado a cumprir um ano de trabalho social em uma casa de repouso. Manuel, um jovem traficante pego em flagrante, chega na Villa Bianca com ele. Luisa, uma enfermeira que trabalha há anos no local, conduzirá os dois a um mundo onde a partilha, o conforto e a aceitação, mudarão para sempre o olhar dos jovens sobre a vida.

“Cabrini”

O filme acompanha a imigrante italiana Francesca Cabrini, que chega em Nova York no ano de 1889 e se depara com uma triste realidade de desigualdade e falta de assistência para os mais vulneráveis ​​da sociedade. Ela, então, embarca em uma ousada jornada para convencer o prefeito a fornecer moradia e auxílio médico a centenas de crianças órfãs. Mesmo com a saúde debilitada, Cabrini usou a sua mente empreendedora para construir um império de esperança diferente de tudo que o mundo já viu.

“A Contadora de Filmes”

O longa conta a história de María Margarita, uma menina que encanta os moradores de uma pequena cidade no deserto do Atacama, no Chile, com seu talento para contar histórias. Caçula de quatro irmãos, o momento mais esperado por sua família é a ida ao cinema aos domingos. Mas quando seu pai sofre um acidente e a renda familiar diminui, apenas um filho pode continuar a frequentar o cinema. María, escolhida para assistir e narrar os filmes, revela um dom extraordinário, transformando sua vida e a de todos ao seu redor com sua sua maneira de contar histórias.

“A Redenção – A História Real de Bonhoeffer”

Enquanto o mundo está à beira da aniquilação, Dietrich Bonhoeffer se alia a um perigoso plano para assassinar Hitler, arriscando a sua fé e o seu destino para salvar milhões de judeus do genocídio.

“Relatos Selvagens” (relançamento)

Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.