Por Andressa Gomes

Mais uma semana de agosto repleta de estreias nacionais e internacionais no cinema. Entre elas está o filme cearense “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, que esteve presente no Festival de Cannes concorrendo à Palma de Ouro. No dia 13, o longa teve uma pré-estreia na Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo.

Destaque também para o documentário nacional “Favela do Papa”, o novo filme de Yorgos Lanthimos, “Tipos de Gentileza”, o longa “Pisque Duas Vezes”, que marca a estreia de Zoë Kravitz na direção, e muito mais. Confira:

“Motel Destino”

Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

“Favela do Papa”

Favela do Papa aborda o movimento de resistência dos moradores da Favela do Vidigal contra a ordem de remoção, um capítulo importante da história do Rio de Janeiro na década de 1970. Através do resgate de imagens de época e entrevistas, o filme mostra como se deu o apoio de entidades e personalidades na defesa da permanência dos moradores em seu território.

“Entrelinhas”

1971, Beatriz é uma estudante brasileira de 17 anos presa pelo regime militar sob a acusação de pertencer ao movimento estudantil subversivo e a um grupo de guerrilha armada que luta contra o regime, a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares. Após resistir a 10 dias de torturas sem que os militares comprovassem o envolvimento dela com as acusações, Beatriz é devolvida à família toda estraçalhada por um oficial do Exército Brasileiro que, simplesmente diz: “Desculpem, foi um engano”.

“Possessões”

Três histórias são entrelaçadas por espíritos malignos. Em Veneno, dois amantes planejam acabar com um marido adúltero e violento, para ficarem com sua fortuna. Em Obsessão, um casal de noivos é surpreendido pelo espírito de uma mulher a quem o noivo fez mal no passado. Em O portal, uma jovem vai morar sozinha e se debate entre o medo de estar ficando louca e a crescente certeza de que o seu apartamento é um portal do mal, que abriga uma força demoníaca que quer a sua alma.

“Cristina, 1300 – Affonso Ávila – Homem ao Termo”

Uma viagem audiovisual pelo caminho da poesia de Affonso Ávila, um dos poetas brasileiros mais importantes da segunda metade do século XX e também estudioso no campo dos estudos do barroco. Affonso, falecido em 2012, construiu uma poesia de invenção, lastreada no rigor, na ironia, no domínio pleno da língua e da linguagem, com jogos, aliterações, apropriações, montagens, subversões de sentidos e novos significados.

“Baile das Loucas”

Paris, 1894. Todos os anos, durante o Carnaval, um grande e popular baile é realizado no hospício feminino La Pitié Salpétrière. Lá, 150 mulheres são selecionadas entre as 4500 pacientes para participarem do “Baile das Loucas”, onde são aguardadas com grande apreensão pelos convidados. Fanni, de 35 anos, ao contrário das outras mulheres que são internadas injustamente a força, se internou voluntariamente. Seu único objetivo é encontrar sua mãe para fugirem juntas.

“O Corvo”

Eric Draven e Shelly Webster são almas gêmeas conectadas por um passado sombrio. Após o brutal assassinato do casal, é concedido a Eric uma chance de salvar seu verdadeiro amor. Ele, então, embarca em uma jornada implacável por vingança, atravessando os limites entre o mundo dos vivos e dos mortos para corrigir erros e fazer justiça com as próprias mãos.

“Tipos de Gentileza”

No filme, um homem procura libertar-se do seu caminho predeterminado, um policial questiona o comportamento da sua esposa após um suposto afogamento e a busca de uma mulher para localizar um indivíduo profetizado para se tornar um guia espiritual.

“Pisque Duas Vezes”

Quando o bilionário de tecnologia Slater King conhece a garçonete Frida em sua gala de arrecadação de fundos, faíscas voam. Ele a convida para se juntar a ele e seus amigos nas férias dos sonhos em sua ilha particular. É o paraíso. Noites selvagens se misturam com dias ensolarados e todos estão se divertindo. Ninguém quer que esta viagem acabe, mas à medida que coisas estranhas começam a acontecer, Frida começa a questionar a sua realidade. Há algo errado com este lugar. Ela terá que descobrir a verdade se quiser sair viva dessa festa.

“Harold e o Lápis Mágico”

Dentro do seu livro, o aventureiro Harold consegue fazer dar vida a qualquer coisa simplesmente ao desenhá-la. Depois que ele cresce e se desenha fora das páginas do livro e dentro do mundo real, Harold descobre que ele tem muito o que aprender sobre a vida real – e que seu confiável lápis roxo pode criar mais diversão do que ele jamais achou possível. Quando o poder da imaginação ilimitada cai nas mãos erradas, vai precisar da criatividade de todos os amigos do Harold para salvar o mundo real e o seu próprio.

“A Viúva Clicquot – A Mulher que Formou um Império”

O longa traz a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando os críticos da época e revolucionando a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.

“Deep Web – O Show da Morte”

Buscando pistas sobre a morte de sua irmã, um podcaster acaba na deep web e descobre o The Murdershow, um site onde o maior lance em criptomoedas seleciona como a vítima será morta. Se você está observando eles, eles estão observando você.

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.