Por Andressa Gomes

Semana de estreias imperdíveis no cinema, como o novo filme nacional “O Mensageiro”, ambientado na Ditadura Militar, e o drama nipo-brasileiro “Família”. Destaque também para a adaptação de “Grande Sertão: Veredas”, “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa, o emocionante filme com Robert De Niro, “Meu Filho, Nosso Mundo”, e muito mais.

“O Mensageiro”

Vera, presa numa fortaleza militar durante a ditadura, em 1969, conhece um soldado, Armando, que, diante da tortura decide levar uma mensagem para a família de Vera. Assim, ele estabelece uma relação afetiva com D. Maria, mãe de Vera. Apesar dos horrores do tempo, o filme trabalha sobre a possibilidade de um diálogo entre duas pessoas solitárias e perdidas, uma senhora de alta classe média e um jovem de origem rural que veio do sul para servir o exército.

“O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”

O filme é narrado por Riobaldo, que nos transporta para sua vida como jagunço e compartilha suas experiências e conflitos. Ao longo da trama, ele se envolve com diversos bandos e líderes carismáticos, entre os quais o temido Hermógenes. O coração de Riobaldo é conquistado por Diadorim, um jovem valente e misterioso que se torna o amor de sua vida. Através da narrativa de Riobaldo, o autor explora as complexidades da alma humana, mergulhando na dualidade entre o bem e o mal. Adaptação da aclamada obra-prima “Grande Sertão: Veredas”, escrita por Guimarães Rosa.

“O Contato”

O documentário é um filme sobre uma viagem, no tempo e no espaço, desse vasto e desconhecido território chamado Cabeça do Cachorro, tríplice fronteira de Brasil, Colômbia e Venezuela. Acompanhando as grandes travessias feitas por nossos personagens, que transitam de suas aldeias a cidade indígena de São Gabriel da Cachoeira, captamos a vida de um universo de trocas multiétnicas, de grande diversidade linguística, misticismo, sonhos, compartilhamento, busca por novos conhecimentos e caminhos de sobrevivência. A Amazônia tem muitas histórias, a que estamos contando é sobre a vida dos habitantes originários da região do Alto rio Negro, região de extrema beleza, atualmente também ameaçada pelo narco-garimpo.

“Revoada – Última Vingança do Cangaço”

Assim que morre Lampião, os sobreviventes do bando decidem vingar seu líder. Com muito ouro e dinheiro, eles enfrentam uma jornada desafiadora na Chapada Diamantina. A perseguição das autoridades leva o grupo a se desintegrar nas montanhas, em meio a desafios de amizade, sonhos e paixão. Nesta rota turbulenta de reveses, eles avistam o crepúsculo do cangaço.

“Princesa Adormecida”

Rosa é uma típica adolescente que sonha com liberdade e independência enquanto seus três tios, que a criaram como uma filha, a superprotegem a todo custo e não a deixam fazer nada. Aos 15 anos, ela descobre que o mundo que achava real nada mais era que um sonho. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.

“Família”

Uma história emocionante que retrata pessoas tentando criar uma “família”, superando diferenças de circunstâncias. Seiji Kamiya é um artesão que vive sozinho, trabalhando como ceramista. Quando seu filho Manabu retorna ao Japão para trabalhar com o pai, eles conhecem Marcos, um jovem brasileiro que vive em um conjunto habitacional, onde sofre um acidente quando está fugindo de uma gangue. Esse grupo irá formar uma espécie de família, com a qual vão tentar superar juntos as diferenças do presente e as marcas do passado e conviver encontrando empatia e forças mútuas para seguir em frente.

“Livre”

O ser humano é uma simbiose perfeita de corpo, mente e alma. Durante séculos a Espanha foi o berço da Contemplação. Livre é uma viagem ao interior do homem em que conseguimos permissão para entrar e falar com pessoas que raramente falam uma palavra e lugares que permanecem fechados ao mundo: os mosteiros e clausuras. Esta é a uma oportunidade de saber o que faz uma pessoa no século 21 decidir se trancar entre quatro paredes pelo resto da vida. Como é o seu dia a dia, suas motivações, sua ligação com a natureza pura e sua vida exterior, que tem muito a ver com a sua vida interior.

“Os Inseparáveis”

Quando as luzes se apagam em um antigo teatro do Central Park, os bonecos ganham vida. Entre eles está Don, que sonha em desbravar o mundo e ter uma vida própria. Quando sai do teatro em busca dessa realização, ele conhece DJ Doggie Dog, um animal de pelúcia abandonado que quer se tornar uma estrela do rap. Juntos, vão tentar transformar seus sonhos em realidade.

“O Auge do Humano 3”

Diferentes grupos de amigos perambulam em um mundo chuvoso, ventoso e sombrio. Eles passam o tempo juntos, tentando fugir de seus trabalhos deprimentes, vagando constantemente em direção ao mistério das novas possibilidades.

“Alien – Romulus”

Enquanto exploram as profundezas de uma estação espacial abandonada, um grupo de jovens colonizadores espaciais se depara com a forma de vida mais aterrorizante do universo.

“Meu Filho, Nosso Mundo”

A história segue Max Bernal, um comediante que mora com seu pai enquanto luta para criar seu filho autista, Ezra, junto com sua ex-esposa. Quando são forçados a enfrentar decisões difíceis sobre o futuro de seu filho, Max e Ezra embarcam em uma viagem pelo país que tem um impacto transcendental na vida de ambos.

“Os Fantasmas se Divertem” (Relançamento)

“Beetlejuice” será reexibido nos cinemas, nas vésperas do lançamento da sequência. No filme, o casarão de uma dupla de fantasmas super atrapalhados foi invadido por nova-iorquinos sofisticados. Para espantá-los, eles contratam um profissional: um fantasma especialista em assustar humanos, que vai tentar de tudo – adotar formas estranhas, armar ciladas e engraçadíssimas armadilhas.

“Coraline e o Mundo Secreto” (Relançamento)

A animação será relançada nos cinemas em comemoração aos 15 anos da estreia do filme. A narrativa conta a história de uma jovem garota que atravessa uma porta secreta em sua nova casa e descobre uma versão alternativa de sua vida. Na superfície, essa realidade paralela é estranhamente semelhante à sua vida real—só que muito melhor. Mas quando essa aventura fantástica e maravilhosamente excêntrica se torna perigosa e seus pais falsos tentam mantê-la lá para sempre, Coraline precisa contar com sua criatividade, determinação e coragem para salvar sua família e voltar para casa.

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.