Por Andressa Gomes

Mais uma quinta-feira de novembro com grandes estreias nacionais e internacionais no cinema. Entre elas, o documentário “Santino”, de Cao Guimarães, o terror brasileiro “Sala Escura” e o drama sobre o Sertão, “Agreste”. Destaque também para “Gladiador II”, com Pedro Pascal e Paul Mescal no elenco, além do filme com raízes moçambicanas “Maputo Nakuzandza”.

“Santino”

O cotidiano do veredeiro Santino e sua família na bacia do Rio São Francisco, em Minas Gerais. As veredas são formações vegetais bastante úmidas, que abastecem de água a fauna e o solo do cerrado brasileiro. Para além de ser um ativista incansável na defesa deste bioma muito ameaçado pelos predadores do grande capital, Santino consegue unir de forma sugestiva o mundo espiritual e místico ao qual está vinculado, o mundo da natureza e dos animais com os quais confabula e o mundo do ativismo político e da conscientização das novas gerações para a importância da preservação da natureza.

“Sala Escura”

Nove estranhos estão em um antigo cinema da cidade para uma exibição de filme. Mesmo com a sala vazia, o filme começa normalmente e todos começam a se entreter, mas de repente a tela escurece. Após um movimento inicial, a imagem deu uma garota sendo torturada friamente por um homem vestido como um palhaço de carnaval aparece na tela. Os espectadores ficam confusos e preocupados, sem saber se aquela é uma cena do filme original. Eles decidem sair da sala,mas descobrem que estão trancados dentro do cinema. A partir daí, os espectadores precisam se unir para sobreviver, mas não sabem em quem confiar.

“Agreste”

Agreste é uma história de amor no Sertão brasileiro. Etevaldo, um trabalhador rural, guarda um segredo. Encontra Maria, jovem de espírito livre, porém prometida em casamento a um senhor da vizinhança, ambos se apaixonam e se deparam com conflitos e ameaças que os forçam a fugir e a revelar segredos do passado.

“O Vazio de Domingo à Tarde”

Duas mulheres, duas histórias que se cruzam. Mônica, uma atriz em crise com a superexposição e o desgaste da vida de celebridade. Kelly, uma adolescente do interior de Goiás, que sonha em ser como Mônica. Determinada, a jovem embarca em uma jornada para encontrá-la e realizar seu sonho de ser famosa.

“Maputo Nakuzandza”

Amanhece na capital de Moçambique. Jovens saem de uma festa e nos quintais senhoras iniciam o dia. Um homem corre, uma mulher chega de viagem, um turista passeia, um trabalhador apanha o transporte público e a rádio Maputo Nakuzandza anuncia o desaparecimento de uma noiva.

“A Carta de Esperança Garcia”

Esperança Garcia foi uma mulher brasileira, negra e escravizada. Em 6 de setembro de 1770, ela escreveu uma carta ao governador da Capitania denunciando a violência e maus-tratos sofridos por ela, sua família e demais escravizados. Descoberta no Arquivo Público do Piauí em 1979 pelo antropólogo Luiz Mott, esta carta se tornou um símbolo da resistência nos movimentos negros. Dividido em quatro partes, o documentário estrutura imagens que pensam a realidade atual – nos quilombos e nas cidades – propondo, com isso, uma dupla codificação (existencial e política) relativa à luta por direitos civis. Tendo uma artista do porte de Zezé Motta como eixo organizador, estabelece também uma conversa-debate com outras cinco mulheres negras sobre esta carta e sua atualização para os dias de hoje. Em 2017, Esperança Garcia foi considerada pela OAB estadual a primeira advogada do Piauí e, em 2022, reconhecida pelo Conselho Pleno da OAB/Nacional como a primeira advogada do Brasil.

“Brazyl, uma Ópera Tragicrônica”

Uma mistura entre as linguagens ficcional, teatral e cinematográfica, que reflete parte da nossa realidade social e política, refazendo e pontuando episódios importantes desde a década de 30 do século XX até os dias atuais, num caminho que compreende a interrupção da democracia sob a ditadura militar (1964 – 1985) até o processo de redemocratização do país.

“Black Tea – O Aroma do Amor”

Aya, uma jovem africana, deixa o noivo no altar e a Costa do Marfim para trás a fim de começar uma nova vida na China. Vivendo numa zona marcada pela diáspora africana, ela começa a trabalhar em uma loja de exportação de chá onde conhece Cai, um chinês de 45 anos. Apesar das barreiras dos preconceitos sociais, Aya e Cai se apaixonam, mas será que eles conseguirão sobreviver à turbulência dos seus passados e aos preconceitos dos outros?

“Gladiador II”

No filme, o diretor Ridley Scott dá continuidade à épica saga de poder, intriga e vingança passada na Roma Antiga. Anos depois de testemunhar a morte do venerado herói Maximus às mãos do seu tio, Lucius (Paul Mescal) é forçado a entrar no Coliseu depois da sua casa ter sido conquistada pelos tirânicos imperadores que agora lideram Roma com mão de ferro. Com um sentimento de revolta e o futuro do Império em jogo, Lucius terá de olhar para o seu passado como forma de encontrar força e devolver a honra e glória de Roma ao seu povo.

“Pássaro Branco – Uma História de Extraordinário”

Depois que Julian (Bryce Gheisar) é expulso da escola devido ao tratamento que teve com Auggie Pullman (em Extraordinário), ele tenta se encaixar no novo colégio com seus novos colegas. Para ajudar em sua mudança, Sara, a avó de Julian, vivida pela vencedora do Oscar Helen Mirren nos tempos atuais, conta sua inspiradora história de quando era uma jovem menina que vivia na França invadida pelos nazistas, e onde foi protegida por um garoto e sua família. O elenco ainda traz Gillian Anderson e Orlando Schwerdt.

“Dalia e o Livro Vermelho”

No filme Dália e o Livro Vermelho, Adolfo, um escritor renomado, decide incluir sua filha Dália na criação de seu primeiro romance, deixando que ela escolha um personagem – um bode inspirado em seu pelúcia favorito. Após a morte de Adolfo, Dália, agora com 12 anos, é capturada pelos personagens desse romance inacabado e levada para dentro do livro, “O Livro Vermelho”. Para escapar, ela conta com seu amigo bode e enfrenta personagens que querem se tornar protagonistas. Com apenas uma folha e uma caneta, Dália precisa encontrar uma saída em 12 horas, encerrando a história e descobrindo seu verdadeiro potencial como escritora.

“Mouse Trap – A Diversão Agora é Outra”

É o aniversário de 21 anos de Alex, mas ela está presa no fliperama em um turno tardio, então seus amigos decidem fazer uma surpresa para ela, mas um assassino mascarado vestido como um rato famoso decide jogar um jogo com eles.

“Shawn Mendes – For Friends and Family Only” (Show)

Filmado no histórico Bearsville Theatre em Woodstock, NY, este evento exclusivo captura Shawn apresentando o álbum completo pela primeira vez. Ao longo do show, Shawn compartilha histórias pessoais e a inspiração por trás de cada faixa, oferecendo aos fãs uma visão íntima da jornada criativa que moldou a música.

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.