Por Sandra Vasconcelos

Nesta quinta-feira (10), os cinemas brasileiros recebem uma leva de estreias que vão de potentes documentários, passando por blockbusters internacionais, até dramas autorais.

O destaque nacional é o documentário “Yõg Ãtak: Meu pai, Kaiowá”, vencedor do Festival de Brasília, que acompanha a busca da cineasta Sueli Maxakali por seu pai desaparecido durante a ditadura, enquanto retrata a resistência dos povos Tikmũ’ũn e Kaiowá.

Outro destaque é o aguardado “Superman”, dirigido por James Gunn, que promete resgatar a história original do herói na conciliação da herança kryptoniana com a rotina do jornalista Clark Kent.

Além destes títulos, o público pode conferir o thriller de ação “Shadow Force – Sentença de Morte”, a nova versão do drama “Emmanuelle”, e a coletânea de curtas queer “Ovnis, Monstros e Utopias”.

Confira estes e outros lançamentos que chegam hoje aos cinemas!

Yõg Ãtak: Meu pai, Kaiowá

Direção: Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero e Luisa Lanna

Vencedor da categoria Melhor Direção no 57º Festival de Cinema de Brasília, o documentário retrata o drama da cineasta Sueli e sua irmã, que juntas buscam pelo pai, Luis Kaiowá, levado para o Mato Grosso do Sul durante a ditadura militar no Brasil. Paralelamente é documentada a luta dos povos indígenas Tikmũ’ũn e Kaiowá em defesa de seus territórios.

Superman

Direção: James Gunn

Dirigido por James Gunn, o mesmo de “Guardiões da Galáxia”, o aguardado filme recria a história original de Superman, que embarca numa jornada para conciliar sua herança kryptoniana com a criação humana com a rotina na pele do jornalista Clark Kent.

Shadow Force – Sentença de morte

Direção: Joe Carnahan

Kyrah e Isaac já lideraram um grupo de operações secretas chamado Shadow Force. Eles quebraram as regras ao se apaixonarem e, para proteger o filho, se rebelaram contra a instituição. Agora separados e caçados pelo antigo chefe, eles fazem de tudo para proteger a família que construíram.

Emmanuelle

Direção: Audrey Diwan

Recriando o clássico de 1974, o longa mostra a jornada de autodescoberta de Emmanuelle, mulher que viaja sozinha para Hong Kong em uma missão de negócios. Ela se entrega a encontros intensos e novas experiências, enquanto se vê atraída por Kei, um homem enigmático que constantemente escapa dela.

Vermiglio – A noiva da montanha

Direção: Maura Delpero

O premiado drama gira em torno de uma família moradora de Vermiglio, uma remota vila nos Alpes Italianos. Os integrantes veem suas estruturas e as de sua comunidade abaladas com a chegada de um soldado desertor que busca refúgio da guerra.

Ovnis, monstros e utopias: Três curtas queer

Direção: Joana de Sousa, Ricardo Branco e André Godinho

A produção reúne três curtas-metragens portugueses que atravessam os gêneros da ficção-científica e do horror para explorar os desejos, medos e lutas presentes no universo queer. São eles: “Entre a luz e o nada”, de Joana de Sousa; “Sob influência”, de Ricardo Branco; e “Uma garota imaterial”, de André Godinho.

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.