No sufoco, Estados Unidos se classificam com empate e Portugal se despede da Copa
Portugal ficou perto de eliminar EUA na fase de grupos e se classificar em sua primeira Copa
Texto de Laura Reis e Francielly Prado para a Cobertura Colaborativa
Num jogo sem gols, Estados Unidos e Portugal empataram em sua última partida pela fase de grupos. As estadunidenses se classificaram em segundo lugar na chave e Portugal volta pra casa em sua Copa de estreia.
Na trave! Essa expressão nunca foi tão certeira para um jogo neste mundial. Apesar do excelente jogo demonstrado pelas estreantes da seleção portuguesa, os Estados Unidos avançaram para a próxima fase, mas as atuais campeãs ficaram devendo nessa fase de grupos.
O início do jogo mostrou uma seleção portuguesa com grande intensidade de jogo e animada para mais uma zebra nessa rodada do mundial. Principalmente com Jéssica Silva com boas jogadas e com a grande chance aos 15 minutos, quebrando a linha de defesa americana, mas o chute foi para fora.
Os EUA continuam oscilando, com mais um início de domínio de bola, mas ao mesmo tempo com a sua defesa sendo dominada pelas portuguesas que chegaram com muito mais perigo ao gol durante a primeira etapa.
A única chance das estadunidenses foi aos 26 minutos, com Lynn Williams chutando para o alto, bem em frente ao gol, após grande defesa de Inês Pereira. Enquanto Portugal continuava a ameaçar, dessa vez com Kika aos 39, mas o chute saiu muito alto. A grande pressão das portuguesas tirou espaço de jogo dos Estados Unidos.
No segundo tempo, vemos um domínio norte americano a partir dos 53 minutos, destacando as participações de Lavelle pelo meio de campo e a entrada de Rapinoe.
Ana Capeta aos 91 teve a melhor oportunidade do jogo com uma bola na trave para Portugal. O jogo ficou mais perigoso com mais cartões amarelos, disputas no meio de campo e cobranças de falta.
A partida terminou sem gols, deixando os EUA em segundo no grupo e mandando as estreantes embora.