No Dia do Nordestino, confira cinco produções nacionais que retratam as realidades da Região Nordeste
A data (8/10) é uma homenagem à imensa diversidade cultural nordestina
Por Marilda Campbell
O Dia do Nordestino, que é celebrado em 8 de outubro, foi oficializado pela Câmara Municipal de São Paulo em 2009. Mas, hoje é comemorada em diversas cidades brasileiras.
A data é uma homenagem ao poeta e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, um dos maiores representantes da cultura nordestina. O artista é conhecido por narrar a vida e as lutas do homem sertanejo em suas obras.
O Nordeste se destaca com suas manifestações culturais e folclóricas, além da música, da religiosidade, da gastronomia e não poderia ser diferente com o cinema e o audiovisual. Atores, atrizes, cineastas, produtores ajudam a contar a história da Região e têm se destacado no cenário nacional e internacional com suas obras.
Para celebrar o Dia do Nordestino, confira cinco produções que retratam o Nordeste, sua cultura e diversidade:
“O Auto da Compadecida” (2000)
Direção: Guel Arraes
Onde assistir: Globoplay
“O Auto da Compadecida” é uma adaptação da peça teatral de mesmo nome escrita pelo paraibano Ariano Suassuna. Conta as aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e vivem enganando os moradores do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição de Nossa Senhora (Fernanda Montenegro).
A sequência das aventuras da icônica dupla João Grilo e Chicó já está em fase de produção pela Conspiração Filmes. “O Auto da Compadecida 2” tem previsão de lançamento em 2024.
“Ó Paí, Ó” (2007)
Direção: Monique Gardenberg
Onde assistir: Globoplay
“Ó Paí, Ó” é uma comédia que mostra a vida dos moradores de um animado cortiço situado no Pelourinho, no centro histórico de Salvador. Eles compartilham o amor pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana (Luciana Souza), uma religiosa intransigente que se incomoda com a farra dos condôminos. No elenco estão Lázaro Ramos, Dira Paes, Wagner Moura e Emanuelle Araújo.
A continuação das aventuras dos moradores do cortiço será contada em “Ó Paí, Ó 2” que tem direção de Lázaro Ramos e também foi gravada no centro histórico de Salvador. O longa será lançado no dia 15 de novembro nos cinemas brasileiros.
“Deserto Particular” (2021)
Direção: Aly Muritiba
Onde assistir: HBO Max
“Deserto Particular” é um drama que conta a história de Daniel (Antonio Saboia), um policial exemplar que acaba cometendo um erro e coloca em risco sua carreira e sua honra. Quando nada mais parece o prender a Curitiba, ele cruza o país até Sobradinho, no interior da Bahia, em busca de Sara, uma mulher com quem se relaciona virtualmente.
Em uma história de amor repleta de desencontros e descobertas, Daniel se vê mergulhado em um intenso processo interno para aprender a lidar com seus próprios sentimentos. “Deserto Particular” foi premiado no Festival de Veneza, no Cine PE e foi o representante do Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2022, na categoria de Melhor Filme Internacional.
“Retratos Fantasmas” (2023)
Direção: Kleber Mendonça Filho
Onde assistir: Em cartaz nos cinemas
“Retratos Fantasmas” é um documentário dirigido e narrado por Kleber Mendonça Filho. O longa reúne imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento, que buscam explorar a história do centro de Recife a partir das salas de cinema que movimentaram a população e ditaram comportamentos.
O filme tem uma trajetória de sucesso por festivais como Cannes, New York Film Festival, Festival de Cinema de Gramado e é o representante do Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2024, na categoria de Melhor Filme Internacional.
“Cangaço Novo” (2023)
Direção: Aly Muritiba e Fábio Mendonça
Onde assistir: Prime Video
“Cangaço Novo” é uma série com oito episódios que conta a história de Ubaldo, um bancário sem lembrança de sua infância que precisa de dinheiro para cuidar de seu pai adotivo doente. Descontente com sua vida, ele decide ir à Cratará, no sertão cearense, para receber uma herança que pode resolver sua vida em São Paulo.
Ao chegar no sertão, Ubaldo se vê envolvido com uma perigosa gangue de assaltantes de banco e com o passado nebuloso de sua família biológica – os Vaqueiros. “Cangaço Novo” é estrelada por Allan Souza Lima, Alice Carvalho e Thainá Duarte. A segunda temporada da série ainda não foi confirmada pela Prime Video.