Documento indica que massagista do E.C. São Bernardo mencionou o caso para ameaçar a equipe de arbitragem.

Foto: Reprodução Esporte Clube São Bernardo

Por Tácio Santos para a NINJA Esporte Clube.

São Bernardo e Primavera se enfrentaram na terça-feira (05) pela Copa Paulista. A partida foi realizada no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, e terminou com vitória do Primavera por 1 a 0.

No dia seguinte, o confronto teve a repercussão habitual, tratando do placar e da classificação das equipes envolvidas. Contudo, a partida voltou a ser notícia durante o final de semana. Desta vez, o motivo foi extra campo, e devido à divulgação da súmula.

Ao término do jogo, Bruno Costa, do time da casa, levou um cartão vermelho por xingar o árbitro Humberto José Júnior, e seguiu agredindo-o verbalmente mesmo após a sanção disciplinar. Segundo o assistente Anderson José, neste momento, o massagista do São Bernardo, Jordaite Barreto, proferiu as seguintes palavras:

“Hoje tem quinze aqui de vermelho, contra nós, vieram arrumar.”
“Por isso tem que chutar a cabeça desses caras, igual lá no Sul.”

Na primeira sentença, Jordaite se refere à cor da camisa do Primavera, insinuando que a equipe de arbitragem integrava o time adversário. O segundo trecho é uma referência à agressão que ocorreu no dia anterior em partida válida pela divisão de acesso do Campeonato Gaúcho. O então jogador do São Paulo de Rio Grande, William Ribeiro, derrubou e chutou a nuca do árbitro Rodrigo Crivellaro após um cartão amarelo por reclamação.

Crivellaro teve uma lesão ligamentar na vértebra C6, que é uma região da coluna cervical em que traumas estão associados a um alto risco de paraplegia (felizmente, não foi o caso). Ele se recupera em casa, na cidade de Santa Maria-RS, e ficará afastado de suas atividades profissionais como árbitro de futebol e personal trainer por 90 dias. Já William, teve seu contrato com o clube rescindido, e foi indiciado por homicídio culposo qualificado por motivo fútil.
A NINJA Esporte Clube noticiou o ocorrido, e ouviu com exclusividade a árbitra Renata Ruel, que também é comentarista dos canais ESPN, Fox Sports e Disney. A matéria pode ser acessada aqui.

Na segunda-feira (11), o São Bernardo emitiu uma nota de esclarecimento.

“O EC São Bernardo destaca que repudia veementemente qualquer ato de violência contra arbitragem ou qualquer cidadão. Por isso, o clube informa que está apurando a situação citada na súmula do jogo entre EC São Bernardo e EC Primavera, pela última rodada da Copa Paulista.

O árbitro da partida descreve que o massagista do EC São Bernardo tenha proferido palavras de ódio em referência a absurda ação ocorrida na Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. No entanto, nenhum funcionário ou participante do entorno presenciou tal fala. O Cachorrão, antes de tomar qualquer medida, aguardará o julgamento do profissional no TJD.”

O E.C. São Bernardo está em segundo lugar no Grupo C, e recebe o líder São Bernardo F.C. no feriado de 12 de Outubro. Será a terceira edição do dérbi citadino, que até o momento, registra uma vitória para cada lado. O Primavera, que é o terceiro colocado, vai à Vila Belmiro na quarta-feira (13) para enfrentar o time B do Santos, que está na última posição.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada