Fotos: arquivo

Por Renan Cuel e Bruna Dionizio para cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube

O comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu no ano de 2016 a Internacional Cheer Union (ICU) sendo uma modalidade olímpica. O que isso significa? Na 138º Sessão em Tóquio passa a fazer parte do grupo de entidades desportivas que são reconhecidas pela principal entidade olímpica do mundo.

O cheerleading ainda não é um esporte olímpico, mas com esse apoio e aprovação facilita e impacta positivamente de todas as formas sua entrada oficial. Estamos acostumados a ver a modalidade em filmes, séries, no ambiente escolar ou universitário, onde líderes de torcidas, com seus pompons e performance ficam animando torcedores presentes, mas o Cheer é muito maior que isso, inclusive no Brasil, onde equipes já disputaram mundiais e a cada ano vem melhorando o desempenho.

O mais atraente no esporte é como ele vem formando atletas, fomentando eventos e competições por todo o Brasil. Há alguns anos, o Cheer vem ganhando espaço no Brasil e no mundo. Infelizmente, como toda modalidade desconhecida, enfrenta obstáculos, onde atletas, equipes, centros de treinamentos lutam para conseguir cada vez mais reconhecimento e valorização do esporte. Com a decisão tomada pelo COI as expectativas de dias melhores animam bastante os apaixonados por essa prática esportiva.

Formar mais atletas, expandir seu acesso e popularizar cada vez mais essa modalidade que apresenta elementos tão lindos, são objetivos do Cheer que exige muito mais do que as pessoas imaginam. Saltos, danças, piruetas, acrobacias, sincronia e ritmo são exemplos que fazem parte do contexto das apresentações, tanto em caráter individual ou em grupo.

Não podemos romantizar o sofrimento desses atletas em ter tantas conquistas somente lutando. É preciso de apoio e investimento, um plano nacional de patrocínio e incentivo ao esporte. E embora tenha uma visão estereotipada, o esporte é muito inclusivo em todos os sentidos.

A maior torcida é para que o cheerleading possa ganhar espaço e maior apoio. Não esquecendo também de parabenizar todas as equipes, entidades, atletas, apoiadores e técnicos que fazem esse trabalho sem medir esforços no nosso país e enfrentam tamanha dificuldade sem o devido reconhecimento. Vocês são luz, a esperança, toda força, Cheer!


Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada