Conheça um pouco sobre a história do maior evento esportivo para pessoas com deficiência

Foto em preto e branco de um desfile com várias pessoas agrupadas sobre cadeiras de rodas em uma pista de atletismo e um chapeu coco n

Foto: Hulton Archive/Getty Images

Por Mariana Walsh

Em 1945, o governo britânico pediu para que Ludwig Guttmann, um médico alemão, comandasse um centro de recuperação para soldados lesionados na Segunda Guerra Mundial, em Stoke Mandeville, na Inglaterra. Como sua filosofia de trabalho, ele trouxe o esporte como ferramenta de reabilitação. E três anos depois, aconteceu a primeira edição dos Jogos de Stoke Mandeville, com 16 ex-combatentes, entre homens e mulheres, que competiram no tiro com arco.

A competição ocorria todos os anos, mas foi somente em 1952 que os holandeses demonstraram interesse em participar da competição, transformando-a em um evento internacional. Os Jogos Olímpicos de 1960 aconteceram na cidade de Roma, e lá também ocorreu a primeira edição dos Jogos de Stoke Mandeville fora da Inglaterra. Posteriormente conhecido como Jogos Paralímpicos, essa edição contou com quatrocentos atletas cadeirantes de 23 países que competiram em 8 modalidades. A partir daí, as Paralimpíadas passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos, assim como as Olimpíadas.

A edição seguinte, em 1964, foi realizada em Tóquio, porém em 1968 a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na mesma cidade foi interrompida. Alegando problemas financeiros e falta de acessibilidade, a Cidade do México desistiu de receber o evento que acabou acontecendo em Tel Aviv, em Israel. Nos anos seguintes, a ideia de realizar ambos os eventos no mesmo local também não foi bem sucedida. Foi só em 1988 que isso voltou a acontecer, em Seul, com as Paralimpíadas acontecendo logo após as Olimpíadas, e pela primeira vez, utilizando as mesmas instalações.

Em 1989, foi criado o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) em Dusseldorf, na Alemanha (atualmente a sede fica na cidade alemã de Bonn), sendo um passo importante visando a unificação do Movimento Paralímpico no mundo. As edições seguintes das Paralimpíadas foram marcadas por diversos ajustes, como a implementação de um critério mais rigoroso para a divisão das classes, com o intuito de tornar o evento mais competitivo e atrativo.

Estima-se que cerca de 4.400 atletas estarão em Tóquio para a disputa de 22 esportes, incluindo o parabadminton e o parataekwondo, que substituíram a vela e o futebol de 7. Essa será a 16º edição dos Jogos Paralímpicos, que acontecerão entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro. A delegação brasileira, que vem se firmando como potência nos últimos anos, é forte candidata a medalhas em diversas modalidades, podendo chegar a centésima medalha de ouro do país na competição.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Colunista NINJA

50 anos da Revolução dos Cravos: Portugal sai às ruas em defesa da democracia

Colunista NINJA

Não há paz para mulheres negras na política

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária