Dilma Rousseff visita ocupação e condomínio do MTST e elogia movimento
Em visita a obras e Ocupação do MTST, no ABC Paulista, ex-presidenta falou sobre a corrida eleitoral e a reforma trabalhista.
Em visita a obras e Ocupação do MTST, no ABC Paulista, ex-presidenta falou sobre a corrida eleitoral e a reforma trabalhista.
Nesta sexta-feira (26) a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), visitou apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida Entidades, módulo realizado em parceria com Movimentos Sociais, nesse caso, junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Além disso, conhececeu a Ocupação Povo Sem Medo de São Bernardo, a maior ocupação urbana da América Latina, composta por mais de 12 mil famílias.
Os apartamentos ficam na cidade de Santo André, no ABC Paulista, e são uma vitória para o Movimento Social, pois foram encabeçados por eles, tendo 68m2, tamanho superior aos entregues pelas faixas 1 e 2 do programa Minha Casa Minha Vida, destinada à população de baixa renda.
“Esses apartamentos que eu vi agora são dignos de qualidade, onde uma pessoa pode ficar feliz de morar. Porque além do apartamento, o que a gente quer numa casa é a felicidade”, disse Rousseff durante a visita.
Na Ocupação Povo Sem Medo de São Bernardo, a petista discursou durante a assembléia do acampamento, e foi apresentada pelo coordenador nacional do movimento, Guilherme Boulos. “Presidenta, o povo que está lutando aqui há 5 meses porque não tem outra alternativa, estavam pagando aluguel sem poder, morando de favor, e veio aqui montar cada barraco desse em nome de uma esperança, em nome da moradia própria”, afirmou.
Boulos ainda traçou um histórico da luta da Ocupação para manter-se no local, diante das tentativas de reintegração de posse e os enfrentamentos travados contra a Prefeitura de São Bernardo, que chegou a barrar dois eventos culturais no espaço.
“Essa ocupação é mais do que um lugar de luta, é um lugar de formação. Aqui temos atividades culturais, e também uma grande biblioteca para a população”, contou o coordenador.
Em sua fala, Dilma chamou atenção para a retirada de direitos promovida pelo governo Temer, e comentou o cenário eletoral que se aproxima. “Eu tenho certeza de que nós voltaremos a governar esse país. Para isso, precisamos da força de vocês e da imensa capacidade de luta que tem. Vivemos um golpe de estado, porque se não nos tirassem, jamais poderiam sonhar que o povo votaria, por exemplo, na reforma trabalhista, que precariza o trabalho e reduz salários”.
Durante o pronunciamento, parte da vizinhança da ocupação passou a protestar com a presença da ex-presidenta, bantendo palena das janelas de seus condomínios. “Bate panela, mas está perdendo direitos. Esse golpe foi dado justamente para isso: esvaziar a penela do povo e encher a deles”, reagiu Rousseff.