As melhores atrizes atores de televisão e cinema de 2017 foram eleitos ontem a noite no 25 SAG Awards, pela curadoraia do sindicato americano de actores Screen Actors Guild Prémios Screen.

Uma das vencedoras, Nicole Kidman, 50 anos, subiu ao palco para receber seu prêmio de melhor atriz filme de televisão ou minissérie e aproveitou para denunciar o ageísmo (preconceito contra a idade) presente em Holywood, principalmente se você é uma mulher.

“Receber esse prêmio nesta fase da minha vida é extraordinário e, neste momento, na indústria, quando essas coisas estão acontecendo, e por esse papel”, comentou ela. Nicole saudou tantas outras atrizes por seu talento, mas também pelo fato de serem reconhecidas quando mais velhas. “Quão maravilhoso é que nossas carreiras hoje podem ir além dos 40 anos”, alfinetou.

“Eu só imploro que a indústria permaneça ao nosso lado porque nossas histórias finalmente estão sendo contadas. É apenas o começo. E estou tão orgulhosa de fazer parte de uma comunidade que está instigando essa mudança”. Merryl Streep (58) e Madonna (59) são algumas das mulheres que publicamente vem desafiando essa questão.

O apelo de Nicole vem durante uma onda de visibilidade do feminismo em Hollywood, mas o preconceito contra mulheres mais velhas vai além da indústria do cinema. Pesquisas mostram, por exemplo, que é mais fácil você ser atingida por um raio do que casar depois dos 40 anos.

Enquanto mulheres se sentirem obrigadas a cobrir os cabelos brancos ao mesmo tempo que homens grisalhos são considerados “mais charmosos” será importante debater envelhecer, para elas, é um fardo.

Confira na íntegra o discurso: