Por Victoria Paim

Atleta do Minas Tênis Clube há cerca de um ano, Nicolas Albiero, ou Nick Albiero (@nickalbiero), conquistou a vaga olímpica após se consagrar campeão nos 200m borboleta, na Seletiva Olímpica de Natação, no dia 8 de maio no Rio de Janeiro. Aos 24 anos, o jovem irá para a sua primeira participação em Jogos Olímpicos, e o atleta conseguiu nadar abaixo do índice olímpico (1m55s78), com um tempo de 1m55s52. Ao final da prova ele comentou “Foi uma prova boa, estava me sentindo bem, mas comecei a morrer um pouco no fim. Então acho que ainda tenho o que melhorar até Paris e espero ir muito melhor lá”.

Nascido nos EUA, filho do brasileiro Arthur Albiero e da estadunidense Amy, Nick se naturalizou brasileiro. Inclusive, Amy foi quem ensinou Nicolas a nadar. Além disso, antes de decidir que iria representar o Brasil nas piscinas, ele foi um dos grandes destaques das seleções de base dos EUA. Foi duas vezes campeão da NCAA (National Collegiate Athletic Association) pela Universidade de Louisville, fez parte da Seleção Júnior dos EUA, ganhou medalha no Mundial Júnior de 2017, prata no 4×100 medley misto, além de outros prêmios individuais. Em seguida, largou a vida nos EUA e veio para o Brasil, ingressando no Minas Tênis Clube, para tentar realizar seu sonho de representar a bandeira brasileira.

Assim, após a conquista da vaga olímpica pelo Brasil, Nicolas disse: “Estou muito feliz. Eu fui criado nas raízes brasileiras. Eu sou muito grato por todo apoio da minha família e do Minas.” 

Nick será o primeiro atleta assumidamente gay a representar o Brasil na natação. Em Tóquio, 2020, cerca de 180 atletas abertamente LGBTQIA+ disputaram os Jogos. O Brasil incluiu 14 atletas da comunidade. 

Vai com tudo Nick!! Que seja a primeira de muitas olimpíadas!!