Foto: Apec 2016 Peru

Desde 2017, o Facebook projeta mudanças em seu algoritmo para reduzir a visibilidade de sites de notícias e os veículos de esquerda têm sido mais prejudicados. Em uma ampla reportagem do Wall Street Journal intitulada “Como Mark Zuckerberg aprendeu política”, os jornalistas Deepa Seetharaman e Emily Glazer descrevem como o chefe do Facebook, antes desinteressado, se transformou em um operador político ativo na era Trump.

Hoje ele se reúne com lideranças políticas incluindo Trump e a Casa Branca e atua na incidência com legisladores para proteger a empresa das críticas relacionadas à privacidade dos usuários e contra o avanço de rivais como Apple e TikTok. O jornal citou ainda os laços sólidos que Zuckerberg criou com editores de direita que impulsionam o envolvimento na plataforma, como Ben Shapiro, co-fundador do Daily Wire e apoiador de Trump.

Executivos de políticas do Facebook haviam expressado preocupação em 2017 sobre as mudanças pendentes no algoritmo de feed de notícias que, para eles, teriam maior impacto em sites de notícias de direita como o Daily Wire. Os engenheiros, portanto, fizeram alterações no algoritmo para prejudicar mais os sites com tendência à esquerda, como o Mother Jones.

O Daily Wire foi sinalizado repetidamente pelos verificadores de fatos do FB por compartilhar falsidades e distorções. No entanto, está incessantemente entre os muitos mais populares da plataforma.

“Zuckerberg deu um sermão para os funcionários de tendência esquerdista do FB sobre a necessidade de perceber que sua base de consumidores é extremamente conservadora e defendeu as opções de não tirar postagens de Trump que alguns funcionários argumentam que violavam as diretrizes”, revela o jornal.