A atriz de apenas 26 anos é a pessoa mais nova a vencer duas vezes no Emmy e a série sul-coreana se torna a primeira produção não falada em inglês a vencer na premiação

Zendaya e Lee Jung-jae na sala de imprensa com seus troféus. Fotos: Evans Vestal Ward / NBC / via Getty Images

Por Sérgio Madruga

A 74ª edição do Emmy Awards realizou sua tão esperada cerimônia de premiação na noite de ontem, 12 de setembro, em Los Angeles. Celebrando e premiando as melhores produções da televisão e do streaming, o Emmy 2022 foi marcado por momentos históricos e emocionantes, além dos resultados já esperados.

Marcando história na premiação, Zendaya conquistou o prêmio de Melhor Atriz em Série de Drama, pela segunda vez, se tornando a única atriz negra e a pessoa mais jovem a conseguir este feito. O reconhecimento veio novamente por sua performance na série “Euphoria” (HBO), como a adolescente Rue. A personagem sofre com problemas de dependência química, questão retratada com muita realidade e profundidade na série.

A atriz ganhou na mesma categoria e pela mesma produção em 2020, mas por conta da pandemia de Covid-19, a premiação aconteceu à distância. Neste ano, ela pôde subir ao palco e agradecer ao prêmio: “Obrigada a Academia, aos meus amigos e minha família. Obrigada por acreditarem em mim, até em momentos em que eu mesma não acreditava”, agradeceu.

Outro destaque no Emmy deste ano foi a coroação da série sul-coreana “Round 6” (Netflix), que conquistou os Emmys de Melhor Ator em Série de Drama (Lee Jung-jae) e Melhor Direção em Drama (Hwang Dong-hyuk). Os prêmios marcam a primeira vez em que uma produção não falada e inglês é reconhecida pela Academia. A série deu o que falar quando foi lançada, sobretudo por sua crítica social revestida de um reality show mortal.

O divertido programa “Watch Out For The Big Grrrls” (Prime Video), apresentado por Lizzo, venceu o Emmy na categoria de Melhor Programa de Competição. A cantora e compositora agradeceu ao prêmio muito emocionada, ressaltando a importância da diversidade racial e de corpos no audiovisual: “Quando eu era uma garotinha, tudo que eu queria ver era alguém como eu na mídia. Alguém gorda como eu, preta como eu, bonita como eu. Se eu pudesse voltar e contar à pequena Lizzo uma coisa, diria que ela veria essa pessoa, mas que seria ela mesma”, disse Lizzo, que também fez questão de dedicar o prêmio às participantes do programa: “Elas são superestrelas que agora irão em uma turnê mundial! Façam barulho para minhas grandes garotas”.

A atriz Sheryl Lee Ralph conquistou seu primeiro prêmio Emmy ao vencer na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia. O reconhecimento veio por sua performance como Barbara Howard, da série “Abbott Elementary” (ABC/Star+).

Em seu discurso de agradecimento, Sheryl emocionou a todos quando começou a cantar “Endangered Species”, de Dianne Reeves: “Sou uma espécie em extinção, mas não canto a música de nenhuma vítima. Sou uma mulher que sou um artista. E eu sei onde minha voz pertence”, cantou e seguiu falando sobre a importância de sonhar: “Para qualquer um que já teve um sonho e pensou que ele não iria ou não poderia se tornar realidade, estou aqui para dizer que é assim que é acreditar, é assim que é lutar! E nunca, nunca desista de você”, comemorou.

A produção também venceu o prêmio de Melhor Roteiro de Comédia, entregue para Quinta Brunson.

Eleita a Melhor Série do ano pela Associação dos Críticos de TV dos EUA (TCA), “Abbott Elementary” é uma comédia que se passa em uma escola pública de Ensino Fundamental, se valendo do estilo narrativo de “The Office”.

A prestigiada série “Succession” (HBO) venceu a categoria de Melhor Série de Drama, o prêmio principal do Emmy.

A série, que liderou as indicações deste ano (25 no total), conquistou três estatuetas na cerimônia de ontem. Além da principal, a produção levou os prêmios de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama, para Matthew Macfadyen e Melhor Roteiro em Drama, para Jesse Armstrong.

Com três temporadas disponíveis, “Succession” acompanha a vida da poderosa família Roy, dona de um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo. A série acompanha de perto as articulações empresariais e familiares, explicitando temas como manipulação da mídia e corrupção.

“The White Lotus” (HBO) saiu com o maior número de estatuetas, cinco no total. A série venceu nas categorias de Melhor Série Limitada ou Série de Antologia; Melhor Atriz Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para TV, para Jennifer Coolidge; Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para TV, para Murray Barlett; Melhor Diretor de Série Limitada ou Filme para TV e Melhor Roteiro de Série Limitada ou Filme para TV, ambos para Mike White.

Sucesso de público e crítica, “Ted Lasso” (Apple TV+) se destacou nas categorias de comédias, conquistando quatro Emmys: Melhor Série de Comédia; Melhor Ator em Série de Comédia, para Jason Sudeikis; Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia, para Brett Goldstein; Melhor Direção em Série de Comédia, para MJ Delaney.

Confira a lista completa de vencedores do Emmy 2022:

Melhor Série de Comédia

“Ted Lasso”

Melhor Atriz em Série de Comédia

Jean Smart – “Hacks”

Melhor Ator em Série de Comédia

Jason Sudeikis – “Ted Lasso”

Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia

Sheryl Lee Ralph – “Abbott Elementary”

Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia

Brett Goldstein – “Ted Lasso”

Melhor Direção em Série de Comédia

MJ Delaney – “Ted Lasso”

Melhor Roteiro em Série de Comédia

Quinta Brunson – “Abbott Elementary”

Melhor Série Limitada ou Série de Antologia

“The White Lotus”

Melhor Atriz em Série Limitada ou Filme para TV

Amanda Seyfried – “The Dropout”

Melhor Ator em Série Limitada ou Filme para TV

Michael Keaton – “Dopesick”

Melhor Atriz Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para TV

Jennifer Coolidge – “The White Lotus”

Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para TV

Murray Bartlett – “The White Lotus”

Melhor Direção em Série Limitada ou Filme para TV

Mike White – “The White Lotus”

Melhor Roteiro em Série Limitada ou Filme para TV

Mike White – “The White Lotus”

Melhor Série de Drama

“Succession”

Melhor Atriz em Série de Drama

Zendaya – “Euphoria”

Melhor Ator em Série de Drama

Lee Jung-jae – “Round 6”

Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama

Julia Garner – “Ozark”

Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama

Matthew Macfadyen – “Succession”

Melhor Direção em Série de Drama

Hwang Dong-hyuk – “Round 6”

Melhor Roteiro em Série de Drama

Jesse Armstrong – “Succession”

Melhor Roteiro Especial de Variedades

“Jerrod Carmichael: Rothaniel”

Melhor Programa de Variedade de Talk Show

“Last Week Tonight With John Oliver”

Melhor Programa/Reality de Competição

“Watch Out For The Big Grrrls”

Melhor Série de Esquetes

“Saturday Night Live”