Live excluída pelo YouTube. Foto: Reprodução/YouTube

Por Mauro Utida

A live de Jair Bolsonaro, em 29 de julho de 2021, que atacava o sistema eleitoral brasileiro foi tirada do ar pelo YouTube Brasil nesta segunda-feira (18). Esta é a 37ª punição aplicada pela plataforma na conta do presidente.

Apesar da exclusão acontecer após um ano, o YouTube alegou que esta penalidade é uma demonstração de como o canal aborda com a política de moderação. O caso ocorre logo após o vexame diplomático no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, quando Bolsonaro voltou a divulgar mentiras sobre as urnas eletrônicas e atacar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O vídeo com o conteúdo do encontro de ontem também pode ser retirado do ar pela plataforma.

Em março, o Youtube havia anunciado novas regras proibindo desinformação eleitoral, mas as mentiras e conteúdo golpistas continuaram sendo divulgados por Bolsonaro.

Para o jornalista Guilherme Felitti (@gfelitti), o que motiva as plataformas tech a se mexerem não é manter o serviço livre de conteúdos proibidos, mas sim “o risco de a culpa cair em seus colos”. Ele completa: “A moderação de conteúdo no Brasil, mesmo os criminosos, só funciona de verdade com pressão externa”.