Foto: Reprodução

O Conselho da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se reuniu na manhã desta sexta-feira (8) para discutir as consequências para o ator Will Smith após o tapa no apresentador Chris Rock durante a 94ª cerimônia do Oscar. Eles votaram por banir Smith de todos os eventos da Academia, incluindo o Oscar, por 10 anos.

O ator, que renunciou à Academia na semana passada, respondeu  por meio de um comunicado, dizendo: “Aceito e respeito a decisão da Academia”.

O Conselho não chegou a se pronunciar a respeito de Jada Pinkett Smith, a quem Chris Rock direcionou uma piada ofensiva durante a última cerimônia, culminando no tapa dado por seu marido Will Smith contra o humorista.

Segue o comunicado:

“A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.

Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão.

Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados”.

A renúncia e o impedimento de futuras transmissões não impede Will Smith de ser indicado ou mesmo de ganhar futuros prêmios da Academia durante esse período.

Houve pedidos de membros da indústria e cinéfilos para que o Oscar de Smith fosse retirado, o que o Oscar não tem autoridade legal para reivindicar.

A Academia iniciou os procedimentos disciplinares oficiais em 30 de março e originalmente agendou uma reunião do conselho para 18 de abril para tomar medidas disciplinares. No entanto, à luz da renúncia de Smith da Academia em 1º de abril, o presidente da Academia, David Rubin, mudou a reunião para sexta-feira.

Smith estapeou Chris Rock depois que o comediante ofendeu com uma piada a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith. Ela falou publicamente sobre suas lutas com a perda de cabelo devido à alopecia. Smith pediu desculpas a Rock em um post no Instagram no dia seguinte ao incidente.

O processo de Padrões de Conduta da Academia foi atualizado em dezembro de 2017 após o movimento #MeToo e a expulsão de Harvey Weinstein. Atualmente, 54 pessoas fazem parte do Conselho de Governadores.

Fonte: Variety