Filme aborda a sabedoria milenar do líder espiritual Alcindo Wherá Tupã

“Wherá Tupã e o Fogo Sagrado”, de Rafael Coelho. Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira (22), o premiado curta-documental “Wherá Tupã e o Fogo Sagrado”, de Rafael Coelho, ficará disponível para ser assistido no canal do YouTube da Mídia NINJA, pelo período de dez dias.

Com produção da Filmes de Fogo, o documentário acompanha Alcindo Wherá Tupã, líder espiritual Guarani no Brasil, que é portador da sabedoria milenar do Fogo Sagrado, que infelizmente está desaparecendo. Apresentando cenas de um ritual de cura nunca antes divulgado, o filme pretende refletir a situação dos Guarani e colocar em evidência a sensibilidade apurada do ancião de 109 anos, que o permite realizar curas espirituais e físicas junto ao Fogo.

“Wherá Tupã e o Fogo Sagrado” foi premiado em festivais como no 11˚ FICBC – Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú, por Melhor Estética; no 15º Curta Taquary, por Melhor Trilha Sonora; no 2ª Sinedoque, pelo prêmio do Júri Popular; e nos internacionais 21º Aporia Village Film Festival (Coreia do Sul), por Melhor Diretor de Curta Documentário e no 12˚ Native and Latino American Film Festival (E.U.A), por Melhor Filme Nativo Americano.

O filme também acabou de fazer parte da Mostra Contemporânea Brasileira, do 26º FórumDoc BH, que realizou sessões presenciais do filme e uma exibição online.

Assista ao documentário gratuitamente no player abaixo:

“Wherá Tupã e o Fogo Sagrado”
Documentário, 30 minutos, Florianópolis – SC, 2021
Concebido por: Alcindo Wherá Tupã, Wanderley Karaí Vydjú, Rafael Coelho
Direção: Rafael Coelho
Produção: Filmes do Fogo