CUFA (Central Única das Favelas), FNA (Frente Nacional Antirracista) e a Agência Bolero lançam campanha por votos em mulheres pretas

Foto: Mulheres Negras Decidem

A campanha “Vote Nelas” tem o intuito de promover mais diversidade e reverter o quadro que aponta que a cada 100 candidatos eleitos, menos de 3 são mulheres pretas.

Para alcançar este objetivo, as instituições planejam ações de conscientização em todo o Brasil durante o período de campanha eleitoral, presenciais e online, sobre a importância de que mais mulheres pretas sejam escolhidas para ocupar os espaços de poder.

“A campanha é apartidária, mas entende que votar em mulheres pretas competentes é uma obrigação de quem deseja ver as mudanças que, até agora, não vimos”, explicou Drika Martim, coordenadora da CUFA. “A sociedade clama por mais representatividade nos espaços de tomada de decisão. Vamos promover debates, rodas de conversas, lives, campanhas nas redes, e outras ações desse tipo, para mostrar para as pessoas a importância de uma agenda política com mais mulheres pretas”, concluiu Drika.

“Se somos quase 30% da sociedade brasileira, por que menos de 3% de nós é eleita? Esse quadro tem que mudar, para que a sociedade avance na busca por mais justiça social e equidade”, falou Anna Karla Pereira, representante da Frente Nacional Antirracista.

As eleições acontecem no dia 2 de outubro, onde serão escolhidas as futuras deputadas e deputados estaduais, além de federais , governadores, senadores e presidente. A CUFA, a FNA e a Agência Bolero estão empenhadas para que grande parte desses cargos seja ocupada por mulheres pretas.