Em nova música do cantor de rap alagoano Vitor Pirralho, Rumos e Rumores, Ney Matogrosso interpreta um pajé que traz visões do futuro, mostrando que ainda há muita luta a ser feita pelos direitos do povo brasileiro. O rapper afirma que “é uma questão identitária mesmo”, e envolve o fator da colonização pela qual o país passou. A parceria surgiu quando Matogrosso foi realizar show em Maceió e conheceu o trabalho de Vitor Pirralho.

No clipe é possível ver referências a Marielle Franco, vereadora negra, lésbica e fruto do Complexo da Maré, executada em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro, e Amarildo, ajudante de pedreiro que desapareceu após ser detido pela polícia carioca na porta de sua casa na favela da Rocinha. Além da questão indígena explícita no vídeo, também são colocadas outras questões sociais importantes que estão sendo atacadas no momento com a ascensão do governo conservador e militarizado de Jair Bolsonaro.

Foto: Gabriel Moreira

Neste momento de retrocessos que o Brasil passa, mais artistas tem se posicionado a favor dos povos indígenas, das mulheres, da população negra e de todas e todos que sofrem com a retirada de direitos que se apresenta no horizonte brasileiro nos próximos quatro anos. Vitor Pirralho também afirma em entrevista a revista Rolling Stone que a questão não é só no Brasil, mas na América Latina, e como a colonização foi determinante para a atual situação. 

Bolsonaro segue mudando as relações da política externa brasileira, voltando a estreitar laços com os EUA, paradigma que havia sido modificado nas gestões anteriores onde a visão de política era mais voltada aos países emergentes, em sua maioria colonizados também, com relações e comércio com países da África, Ásia e países do sul-sul, colocando o Brasil em um lugar de destaque no Sistema Internacional, e nos posicionando como grandes players globais, o que vem sendo modificado desde que Michel Temer usurpou a presidência do Brasil, e vem sendo solidificado, tirando o país dessa posição de importância.