O Ninja Esporte Clube fez uma lista com cinco atitudes que podem ajudar, todos os dias, na visibilização do Futebol Feminino

Foto: Thais Magalhães/CBF

Por Luana Nunes

A Copa do Mundo Feminina de 2023, que acontece na Austrália e na Nova Zelândia, vem causando grande repercussão e promovendo amplo debate sobre a importância do apoio ao esporte pelo mundo. No Brasil, a falta de interesse e de visibilidade do futebol feminino atinge, de maneira negativa, as jogadoras de vários times; pois, com a falta de patrocínio e de investimento, seus salários são reduzidos, em comparação ao dos jogadores masculinos do mesmo setor. Segundo dados do IBGE, em 2019, as mulheres ganhavam 22,3% a menos que os homens, no esporte brasileiro.

Uma das vozes mais atuantes, na manifestação dessa polêmica, no Mundial, é a da jogadora Marta, da Seleção Brasileira, que não tem patrocínio em suas chuteiras e, ainda, utiliza um símbolo que busca a igualdade salarial e de gênero no futebol.

Com o debate em alta, é importante salientar que o Futebol Feminino não existe, apenas, durante a Copa do Mundo. O esporte é vivido, diariamente, por atletas, nos mais diversos times brasileiros, como São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Sport, Vasco e outros. O apoio ao Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol é extremamente importante, já que impulsiona e dá visibilidade não só à competição, mas também às carreiras das jogadoras.

Foto: Grêmio Oficial

O Ninja Esporte Clube fez uma lista com cinco atitudes que podem ajudar, todos os dias, na visibilização do Futebol Feminino e, também, na carreira das atletas. Veja quais são elas:

1- Fale do Futebol Feminino e de sua importância para amigos, familiares e pessoas do seu convívio: 

Com essa atitude, aqueles que não acompanham podem passar a se interessar pelo esporte, aumentando a audiência em dias de jogos.

2- Cobre, em suas redes sociais, a visibilização que o Futebol Feminino merece: 

Fazer um post com fotos ou vídeos das jogadoras, para o Instagram ou o Facebook, ou mesmo levantando hashtags no Twitte, pode fazer com que seus amigos conheçam e, também, comecem a apoiar a causa.

3- Assista aos jogos na televisão: 

Essa ação dá impulsionamento à emissora, que entende que os telespectadores estão gostando daquele conteúdo.

4- Valorize as jogadoras, pesquisando sobre suas vidas e suas carreiras:

A história de vida da maioria das jogadoras dos times brasileiros é emocionante e merece ser conhecida e lembrada. Por isso, compartilhe as informações com o maior número de pessoas possível.

5- Assista aos jogos, também, nos estádios brasileiros: 

Com média de preço de R$20,00 por entrada, frequentar os estádios, para torcer pelo Futebol Feminino, fica acessível ao público, e isso encoraja as jogadoras a continuarem suas carreiras.

Essas atitudes podem mudar a maneira como a sociedade brasileira enxerga o Futebol Feminino, dando todo o suporte e a relevância que nossas jogadoras merecem. Além de tudo, é um ato em respeito e apoio à constante luta feminista por igualdade de gênero e salarial na sociedade.

Fonte: Catarinas.inf

 

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube