Jogador enfrentou uma doença grave no início da carreira e hoje lidera a seleção holandesa em busca de título inédito

Foto: Laurence Griffiths/ Getty Images

Por Paula Barbirato

Virgil van Dijk, aos 31 anos, vive a expectativa da primeira Copa do Mundo, como uma das grandes apostas defensivas para a competição. Para além de vitórias, jogar a Copa do Mundo é como um sonho realizado, ainda mais para o zagueiro que teve que superar obstáculos e ter muita ambição para chegar como capitão da seleção holandesa. 

Nascido em 8 de julho de 1991, Virgil Van Dijk começou a carreira no clube holandês Willem II em 2010. A estreia profissional, no entanto, aconteceu no dia 1 de maio de 2011, pelo time do mesmo país chamado Groningen. 

Problemas de saúde

Logo no início da carreira, o atleta enfrentou uma doença chamada peritonite e quase morreu. “Olhei a morte nos olhos, e foi uma experiência terrível. Lembro-me de estar deitado na cama, tudo que eu conseguia ver eram tubos e fios no meu corpo. Meu corpo estava quebrado, eu não era capaz de nada” contou Virgil ao Mirror, jornal da Inglaterra

Ele disse que chegou até a fazer um testamento. “Se eu morresse no hospital, parte do meu dinheiro iria para minha mãe.” complementou.

Ao se recuperar e seguir a carreira, Van Dijk teve passagens pelos clubes Celtic e Southampton até chegar no Liverpool no fim de 2017, time inglês que atua até hoje. A transferência bateu recorde de valor, quando o assunto é um zagueiro, na casa de 75 milhões de libras. Logo após a chegada, assumiu a camisa de número 4. 

“Virgil” ao invés de “Van Dijk”

O que muitas pessoas não sabem é que, embora seja conhecido como “Van Djik”, o atleta usa o primeiro nome “Virgil” na camisa número 4. O tio do jogador, Steven, deu declarações à imprensa inglesa e explicou que o pai do atleta separou-se da mãe dele quando era mais novo e deixou três filhos, incluindo Virgil. 

“A verdade é que o seu pai não esteve presente durante muitos e importantes anos e a sua mãe é que foi a verdadeira heroína nesta história”, compartilhou Steven. Por essas razões, Virgil prefere não utilizar o nome herdado do pai “Van Dijk”, na camisa. 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Virgil van Dijk (@virgilvandijk)

Catar 2022

Aos 31 anos, Virgil chega na primeira Copa do Mundo como zagueiro e capitão da seleção holandesa. Isso após não ter sido convocado em 2014 e o time não ter se classificado para a última edição em 2018. Mesmo com expectativas, o jogador fica atento para as questões de direitos humanos que têm sido discutidas no Catar.  

“Vamos ficar de olho e ver o que está acontecendo e nós fazemos a nossa parte. Isso pode ser feito de diferentes maneiras” afirmou o capitão em entrevista ao Volkskrant. Recentemente, a seleção da Holanda declarou que vai leiloar as camisas utilizadas na Copa para doar o valor aos trabalhadores imigrantes que passaram por condições de trabalho duras na construção dos estádios. 

Com características marcantes de força e liderança, Virgil Van Dijk é um dos maiores destaques defensivos da Europa nos últimos anos. Foi eleito melhor jogador da UEFA em 2019 e ganhou títulos da Premier League e da Champions com o Liverpool. Agora, lidera a seleção holandesa em busca do título inédito da Copa do Mundo. 

A Holanda estreia contra Senegal nesta segunda-feira (21), às 13h (horário de Brasília).  

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube.