A violência contra a mulher é cotidiana. Quando não são agressões físicas, elas são naturalizadas e passam a ser nomeadas como ciúme, descontrole, amor de mais. Mas não o são, e essas “pequenas” violências matam mulheres todos os dias. E é preciso combatê-las.

Na próxima terça-feira, 13 de julho, às 19h30 acontece a mostra de curtas sobre o projeto Fazendo Caminhos – Violências contadas por mulheres no canal da Mídia NINJA, seguido de debate com realizadores e atrizes do projeto.

Fazendo Caminhos é uma série de três curtas-metragens roteirizados e protagonizados por três mulheres; um mulher preta, uma mulher trans e uma mulher branca, que contam os tipos de violência que sofrem, nem sempre nomeadas como tais.

Conheça os curtas

No primeiro filme, Jardim, a roteirista Nicole Terra nos apresenta a jovem escritora Ivone, cujo desejo por algo que possa chamar de seu parece cegá-la. O encontro com um novo amor pode levá-la a descobrir que nem sempre um porto seguro é exatamente do que uma mulher precisa.

Em Com as luzes acessas, o jovem ator Leandro precisa passar no teste para alavancar sua carreira. Sua mulher, uma diretora de cinema com a vida profissional já estabilizada, tentará de tudo para ajudá-lo. A roteirista Ilona Wirth nos mostra que nem sempre as coisas são exatamente como parecem ser.

Neliana Aparecida assina o terceiro filme Como navalha, em que uma mulher com seu desejo pela vida artística é confrontada pelo companheiro, cujas palavras machistas se dissimulam entre brincadeiras e piadas. Na cozinha da casa, entre o cuidado doméstico e o sangue que ferve no corpo, terá que decidir até onde pode suportar a violência.

A idealização do projeto é de Paula Coutinho e Gustavo Chermont. Gustavo também assina a direção e atua em um dos episódios. O projeto foi uma realização de Gustavo Chermont e Leandro Lê, através da lei Aldir Blanc, Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Serviço:

13 de julho – terça-feira

Mostra de curtas Fazendo Caminhos – Violências contadas por mulheres às 19h30 no canal da Mídia NINJA

Debate com realizadores e atrizes às 20h