Foto: Reprodução Facebook

Por Um Príncipe do Gueto e Thais Pimenta para Mídia NINJA

Um vídeo publicado no Facebook por um espectador na noite de segunda-feira, 25, mostra um policial branco ajoelhado, colocando todo seu peso corporal sobre o pescoço de um homem negro algemado por 5 minutos, até matá-lo.

As imagens foram captadas em Minneapolis, no estado de Minnesota, EUA. É possível ver George Floyd, dizendo aos policiais que não estava conseguindo respirar até ficar inconsciente. É possível também ouvir os espectadores pedindo para que o policial saísse de cima de Floyd, pois iria matá-lo.

Floyd, algemado chora e geme pelo menos nove vezes e pede: “não me mate”. “Por favor”, implora o homem, “não consigo respirar, por favor, não consigo respirar, oficial.” Enquanto isso o policial mantém as mão dentro do bolso.

Paige Fernandez, consultora de políticas de policiamento da União Americana das Liberdades Civis – ACLU , emitiu a seguinte declaração:

“Quase seis anos após a morte de Eric Garner em Nova York – e quatro anos após a morte de Philando Castile em Minnesota – este trágico vídeo mostra como pouca mudança significativa surgiu para impedir a polícia de tirar a vida dos negros.”

A chefe da polícia de Minneapolis, Medaria Arradondo, disse em uma entrevista coletiva na terça-feira que o FBI liderará a investigação do incidente devido a uma possível violação dos direitos civis de acordo com a CBS.

O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, condenou as ações dos policiais e os despediu nesta terça-feira, (26) e publicou no Twitter: “ Ser negro na América não deve ser uma sentença de morte. Por cinco minutos, vimos um policial branco pressionar o joelho no pescoço de um negro. Cinco minutos. Quando você ouve alguém pedindo ajuda, você deve ajudar. Esse oficial falhou no sentido humano mais básico.”

I can’t—- Trigger Warning…. This content is extremely graphic. (Once you see it, you can’t unsee it). Minneapolis…

Posted by Nekima Levy Armstrong on Monday, May 25, 2020

Fonte: Geledes