Foto: Reprodução / Facebook/ROC para Frente Educacional

O pai de um aluno foi expulso à força de uma reunião de conselho em uma escola, na noite da última terça-feira (8), depois de se recusar a usar uma máscara. O episódio ocorreu em Nova York, foi filmado por testemunhas no local e compartilhado nas redes sociais.

O homem, chamado Dave Calus, estava sentado em uma cadeira assistindo a uma apresentação, quando um segurança se aproximou dele e pediu que ele colocasse uma máscara de proteção contra Covid-19 no rosto. Ele disse “obrigado” ao segurança, mas se recusou a obedecer às regras sanitárias. O oficial insistiu, mesmo assim Calus demonstrou resistência em colocar a máscara. Calus já havia se recusado a usar a máscara na entrada da escola, quando recebeu uma na recepção.

O segurança então arrastou a cadeira de Calus para o fundo da sala. Calus se vira para enfrentar o guarda, mas é empurrado pela porta dos fundos, conforme o vídeo postado na página do Facebook ROC for Educational Freedom Public Page.

“O que você está fazendo?!” a mulher que filma o vídeo grita.

“Isso é agressão. Isso é agressão” a mulher diz.

“Você também coloca as mãos em nossos filhos?”, outra senhora pergunta ao guarda.

O incidente ocorreu um dia antes da governadora de Nova York, Kathy Hochul, anunciar o fim dos mandatos de máscaras internas para empresas, citando uma queda de 93% nos casos de Covid-19 após o aumento nacional da variante Omicron. No entanto, o mandato permanece em vigor para escolas e outras instalações estatais.

Na ocasião da reunião do conselho, Calus pretendia se posicionar contra os mandatos de máscaras, conforme disse em um programa de podcast. O departamento de polícia local disse na quarta-feira que está investigando o incidente.

Publicado originalmente em NY Post.