Deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) se deparou com o local fechado e com um banner de Augusto Pupio (MDB-AP)

Foto: reprodução

Por Cley Medeiros

Em sua primeira legislatura na Câmara Federal, a deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) e colunista da Mídia NINJA está sendo impedida de ocupar o apartamento funcional dedicado aos parlamentares. Isso porque o espaço é ocupado de maneira irregular pelo deputado Augusto Pupio (MDB-AP). A deputada é vice-liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal.

Nessa quinta-feira (2), Dandara se deparou com o local fechado e com um banner de Pupio impresso na entrada do local.

“É lamentável e desrespeitoso que esse fato esteja ocorrendo. Esses apartamentos são patrimônio público e pertencem ao povo brasileiro. Somos apenas ocupantes”, disse Dandara à Mídia NINJA.

O termo de posse do apartamento foi assinado por ela no dia 31 de janeiro. De acordo com informações da Quarta Secretaria da Câmara Federal, responsável pela gestão administrativa dos espaços dedicados aos parlamentares, o imóvel foi repassado ao deputado desrespeitando o critério de prioridades.

“Se parlamentar não apresentar uma solução, entrarei na Justiça e com uma representação por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Casa”, disse.

Pelo regimento interno da Câmara, os apartamentos são dedicados para parlamentares, e suas famílias, que se enquadram nos seguintes critérios: deputados e deputadas com deficiência, mais idosos e mulheres. A prioridade não está sendo respeitada pelo deputado Augusto Pupio (MDB).

Além de ser uma deputada mulher, Dandara possui um pai com Alzheimer.

“Sou uma deputada mulher, em primeira legislatura, e tenho prioridade na lista de espera de ocupação dos apartamentos funcionais. Não me parece que o deputado Dr. Pipou seja idoso, mulher nem pessoa com deficiência”, afirmou Dandara.

Leia mais:

Recontar nosso passado é disputar o futuro