Foto: @souzasantosjonas

A Prefeitura de Santo Amaro apresentou nas últimas semanas de maneira vertiginosa a proposta de implantação, sem uma discussão ampla com a população, de uma filial da Orbi Quimica, indústria de produtos química, em um terreno da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ontem (27), depois de uma longa discussão, relatos emocionantes, protestos e votação, a Câmara Municipal rejeitou a proposta da implantação da indústria.

A prefeitura alegou que a empresa geraria 100 empregos, mas desconsiderava o impacto ambiental inevitável. O terreno é estratégico para a Orbi Quimica pois se localiza às margens do Rio Subaé, facilitando o escoamento de dejetos.

Outro ponto de discordância foi a proposta da implantação no lugar que já foi doado, em 2013, pelo município para a UFRB. Várias entidades locais, reitoria da instituição, ambientalistas, lideranças da cultura afrodescendente e quilombolas foram até a Câmara para apresentar suas dúvidas e protocolar uma representação endereçada ao presidente da Casa, Herden Cristiano (DEM). O documento é assinado por 18 organizações populares de Santo Amaro.

A cidade, cantada de forma maravilhosa em inúmeras músicas de Caetano e Bethânia, carrega o infeliz título do município mais contaminado de chumbo do mundo devido a operação da Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), desativada em 1993.

A Cobrac despejou na cidade 490 mil toneladas de rejeitos contaminados por esse e outros metais perigosos (cádmio, mercúrio e outros). O chumbo é associado ao saturnismo, doença que afina braços, provoca dores agudas por todo o corpo, causa impotência sexual nos homens, além de aborto nas mulheres ou malformações severas nos filhos nascidos.

Uma grande vitória, para não se repetir os erros do passado.

Siga a @casaninjabahia e acompanhe as notícias da Bahia.