Neurologistas são maioria na prescrição de medicamentos que utilizam derivados da maconha

Foto: Freepik

Pesquisa do Portal Cannabis & Saúde mostrou que houve um crescimento de 342,3% nas vendas de produtos à base de cannabis nas farmácias do Brasil desde 2018. A partir da entrada do 1º produto no mercado até 2023, a receita teve expansão significativa: de 2021 para 2022, o aumento foi de 156,1%, movimentando R$ 77 milhões.

As prescrições cresceram 487,8% no último ano. O número de médicos que receitam produtos à base do canabidiol para compra em farmácia passou de 6,3 mil, em 2021, para 15,4 mil no ano passado, alta de 146%.

As especialidades médicas que mais prescreveram canabidiol foram: neurologistas: 33%; psiquiatras: 26%; geriatras: 8%; pediatras: 7%; clínicos gerais: 5%; e ortopedistas, 3%.

“Essencialmente, essas especialidades representam mais de 80% da importância do volume prescritivo deste mercado”, diz o estudo.

Para Tércio Sousa, clínico geral com certificação internacional em Medicina Endocanabinoide pela WeCann Academy (2021), os números apontam que a cannabis é hoje imprescindível na medicina.

“É um caminho sem volta. Os médicos que só tratam com alopatia muitas vezes não têm sucesso no tratamento, e aí começam a perder o paciente para quem está usando a cannabis”, disse o especialista, também médico parceiro da Apepi (Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal).

*Com informações do Cannabis e Saúde