Fenômeno, também conhecido como ‘Lua de Sangue’, ocorrerá entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda (16).

Fonte: Kai Pfaffenbach/Reuters

Um eclipse lunar “triplamente especial” enfeitará o céu de todo o Brasil hoje, a partir das 23h27, avançando pelo início da madrugada. O fenômeno atingirá seu ápice, à 1h11, quando o satélite natural apresentará a tonalidade avermelhada que deu, a ele, o nome de “Lua de Sangue”. O evento durará pouco mais de 3 horas, para se encerrar às 2h55, no horário de Brasília.

Alessandra Abe Pacini, cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado, explica que, ao longo da noite, veremos a Lua sumindo com a sombra da Terra passando na frente. A informação foi publicada no G1.

“É o mesmo fenômeno que torna o pôr do Sol vermelho. É como se a luz do Sol fosse filtrada pela nossa atmosfera e sobrasse esse vermelho que espalha a luz do Sol que incide sobre a Lua”, disse a cientista.

Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o nome técnico para isso é Dispersão de Rayleigh. A agência diz ainda que quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.

“É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua”, explica a Nasa.

Nenhum equipamento especial é necessário para observar o eclipse. A Lua de Sangue será visível ao olho nu. Contudo, o uso de binóculos ou de um telescópio pode melhorar a visão e a intensidade da cor vermelha, explica a Nasa. “Um ambiente escuro longe de luzes brilhantes contribui para as melhores condições de visualização”.
“A grande vantagem desse eclipse, que chamo de triplo total, é que, além de ser um eclipse total da lua, será totalmente visível em todo o Brasil, de Norte a Sul; de Leste a Oeste. O Brasil inteiro verá esse eclipse do início ao fim, em todas suas fases, na sequência penumbral, parcial, total, e depois retornando à parcial e à penumbral”, disse a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional conforme publicação da Agência Brasil.

“Outra vantagem é que a Lua estará bem alta no céu, longe do horizonte, bem fácil de ser vista. Agora é torcer para que o tempo fique bom e não atrapalhe esse espetáculo”, acrescentou.

Segundo Josina, o próximo eclipse desse tipo e dessa maneira “triplo total” – eclipse total com todas suas etapas podendo ser totalmente apreciadas na totalidade das regiões de todo o país – só ocorrerá em junho de 2029, entre os dias 25 e 26. “Mas, até lá, teremos vários eclipses parciais”, tranquiliza a pesquisadora.

CRONOGRAMA DO ECLIPE TOTAL LUNAR

  • 22h32 Início da fase penumbral
  • 23h27 Início do eclipse, com umbra avançando sobre a Lua
  • 0h29 Início do eclipse total
  • 1h11 Horário da maior cobertura da sombra
  • 1h53 Luz solar volta a incidir sobre a Lua
  • 2h55 Fim da fase umbral do eclipse
  • 3h50 Fim da fase penumbral do fenômeno

O evento, de fato, tem início às 23h27. Nesse momento, a umbra, região mais escura da sombra, avança sobre o Lua.

Fontes: G1, São Joaquim Online, Folha de S. Paulo e Agência Brasil