No próximo domingo, dia 2 de outubro, acontece a votação do primeiro turno das eleições, uma das mais importantes dos últimos anos para manter o estado democrático de direito no país. “Cada voto faz a diferença”

Campanha #VaiVotar ganhou o apoio de diversos artistas. Foto: Reprodução/Youtube

Por Mauro Utida

Para incentivar os eleitores a comparecerem às urnas para escolher os novos representantes políticos, artistas brasileiros lançaram a campanha #VaiVotar. “É na urna que você deposita a sua esperança”, diz o ator Luiz Miranda em vídeo gravado junto com Glória Pires, Antonio Fagundes, Herson Capri, Marcos Caruso, Babu Santana, Lima Duarte e Andrea Horta.

“O voto pode mudar a sua vida”, diz Marcos Caruso. “Melhor votar agora do que reclamar depois”, acrescenta Babu. “Cada voto conta”, afirma Lima Duarte.

 

 

Na onda do ‘Vai Votar’, a campanha ganhou o apoio de outros artistas que também pedem aos eleitores para votar e exercer seu direito como cidadão brasileiro. Dira Paes divulgou um vídeo dizendo sobre a importância em ir votar no próximo domingo. “Está chegando a hora de você se valorizar (…). O voto pode mudar a sua vida, a minha vida, a nossa vida. Então, no próximo domingo saia de casa e vai votar”, declara.

 

 

Em outro vídeo, a campanha faz o apelo para os mais jovens e a importância do primeiro voto. Neste ano, são mais de 2 milhões de jovens que se mobilizaram para tirar o título de eleitor para fazer a diferença. “O seu primeiro voto pode mudar a história”, diz Aisha Moura, acompanhada por um time formado por Juliette, Juan Paiva, Robson Nunes, Mel Maia, Letícia Braga, José Loreto, Anderson Lima, Maitê Padilha, Nicolas Prattes

 

 

Até a apresentadora Angélica entrou na campanha e declarou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o petista vencer a eleição no primeiro turno. “Domingo, vão de táxi, Uber, ônibus, bicicleta, carona, a pé… Não importa como, mas votem”, escreveu.

Nesta quarta-feira (28), Lula agradeceu o apoio de Angélica.

 

 

Em campanha no último sábado (24), o candidato do PT à Presidência pediu a seus apoiadores que compareçam às urnas no próximo dia 2 de outubro para poder cobrar os candidatos eleitos. “Qual o problema de a gente não votar? Se a gente não votar, perde autoridade moral de cobrar. Então, vejam, é importante comparecer. A gente não pode ter 20% de abstenção, 10% de voto nulo. É importante a gente convencer nesses próximos dias cada pessoa a ir votar. Compareçam e votem. Escolha sua deputada, seu deputado, seu governador, seu senador e seu presidente. Para, depois, você ter o direito de cobrar das pessoas”, declarou em comício na zona leste de São Paulo.

Pesquisa Datafolha divulgada na última quinta (22) mostrou que 4% dos eleitores avaliam votar nulo neste ano. O levantamento não apresentou projeções sobre eventual abstenção.

Seu voto importa!

O Brasil tem mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar nas eleições de 2022. O número do eleitorado é 6,21% maior em comparação a 2018.

O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizadas(os), com idades entre 18 e 70 anos.

Uma das novidades nas Eleições 2022 é a unificação do horário de votação em todo o país. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.

A medida atinge todos os municípios do Acre, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Rondônia e de Roraima. No Amazonas, a medida vale para os 62 municípios que se dividem em dois fusos. Em Pernambuco, o distrito de Fernando de Noronha também precisará se adaptar ao horário diferenciado.

Veja como será o horário de votação conforme o horário local:

Consulta ao local de votação pode ser feita por meio do site do TSE ou de aplicativos da Justiça Eleitoral.