Foto: Alex Pazuello/Prefeitura Manaus

 

Inicia hoje (27) uma nova etapa da campanha de vacinação contra a covid-19 no Brasil. O reforço bivalente da Pfizer, que protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron, será aplicado em grupos prioritários em cinco fases.

Na Fase 1, que começa a partir de 27/02, a dose será aplicada em pacientes acima de 70 anos, pacientes imunossuprimidos a partir de 12 anos; pessoas vivendo em ILPs (Instituições de Longa Permanência, como asilos) e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Kamani Trumai recebe a vacina contra a Covid-19 na aldeia Khinkatxi, Terra Indígena Wawi (Foto: Kamikia Kisedje/Repórter Brasil)

A Fase 2, a partir de 06/03, será dedicada ao público de 60 a 69 anos.

A fase 3, que começa no dia 20/03, gestantes e puérperas começam a receber a dose bivalente em todo o Brasil.

A Fase 4, a partir de 17/04, pessoas com deficiência permenante a partir de 12 anos, pessoas privadas de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

Com base nos dados do Ministério da Saúde, a Mídia NINJA preparou uma lista de requisitos para pessoas da fase prioritária de vacinação; veja se você está dentro.

Quem são pacientes imunossuprimidos?

  • Pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias.
  • Pacientes oncológicos que realizaram quimioterapia ou radioterapia nos últimos seis meses
  • Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas, que recebem pulsoterapia com corticoide, por exemplo.
  • Pessoas com HIV e CD4<350 células/mm3.
  • Pessoas que receberam transplante de órgão sólido ou medula óssea.

O Ministério da Saúde ainda não divulgou o calendário para pessoas que não estão no grupo prioritário. Em nota, o ministério afirma que irá intensificar todas as campanhas de vacinação, incluindo a da Covid-19, mas também vacinas que são aplicadas ainda nos primeiros de vida.