Foto: USP/Divulgação

Por Maria Irmany

Nessa sexta-feira (22), a USP (Universidade de São Paulo), anulou o resultado de um concorrido concurso público para técnicos de enfermagem do HU (Hospital Universitário) após denúncias de fraude.

Após a divulgação da lista de aprovados, no dia 25 de junho, candidatos descobriram que as primeiras colocadas Jessica e Bruna Pimenta – respectivamente em 1° e 2° lugar – além de serem irmãs, eram sobrinhas de Sueli Barros, secretária-executiva de Educação Continuada do Hospital Universitário da USP, departamento que colabora com a formulação dos exames de concursos públicos aplicados pela Fuvest. Jessica e Bruna foram as únicas, dos cerca de 7 mil inscritos, a acertarem as 40 questões da prova.

A Comissão de Apuração da USP, instaurada sobre o caso após denúncias de alunos à ouvidoria da universidade, não constatou evidências concretas de vazamento do exame. Foram encontradas, porém, outras irregularidades como: problemas de segurança no processo de conferência do gabarito; potencial risco de vazamento das respostas; e “conflito de interesses” decorrente da participação de um funcionário aparentado, com dois candidatos do concurso, no processo de conferência do gabarito. 

Após mais de 20 dias de investigação, a universidade anunciou a anulação dos resultados da prova e a aplicação de um novo exame cuja data ainda não foi anunciada.