Viralizou no Twitter um vídeo do influencer Gabriel Breier, em uma entrevista no podcast Red Cast, afirmando que “usar camisinha é antibiológico” e sugerindo que homens não aceitem o uso de preservativos com as companheiras. Ele acendeu um alerta sobre erros propagados em relação ao tema, além do machismo envolvido.

O vídeo coloca com desconfiança que, se sua parceira quer usar preservativo, algo não está certo, afinal, se vocês têm um relacionamento fechado, isso não deveria ser “necessário” porque não seria perigoso. Gabriel diz: “Eu acho que é incomum [casais usando camisinha] pra caralho, tá ligado? Porque transar com camisinha já é algo antibiológico, porque não é tu que tá tocando a menina, é o plástico. E ainda mais num relacionamento entre duas pessoas, tu tá transando com camisinha com tua mina, tu é beta”. O vídeo que foi postado na página de Jacy Carvalho:

Um dos perigos da fala de Gabriel é que os preservativos, além de prevenirem uma gravidez indesejada e não planejada, são uma forma de proteção contra ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), e que vêm aumentando entre jovens nos últimos tempos. Nos últimos dez anos, o número de casos de HIV/Aids aumentou 64,9% na faixa etária de 15 a 19 anos, de acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde de 2020.

Ainda que um casal seja monogâmico, muitas mulheres descobriram estar infectadas depois de traições dos parceiros. E ainda que menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

Usem camisinha e AIDS ficaram entre os assuntos mais comentados da manhã no twitter, com diversas reações ao vídeo de Gabriel.

Alguns portais mostraram o aumento dos números dos casos de HIV e Aids

Outros lembraram da importância de fazer testes periodicamente

Não caiam nessa

Lembrando que mesmo em relacionamentos exclusivos, acontecem casos de infecção

Vale lembrar que HIV e Aids são duas coisas:

Algumas pessoas também lembraram que usar camisinha evita esses erros

https://twitter.com/htmlMad/status/1528737270093778945?s=20&t=APtJxH–Ga2haJ96OJfoXw