“Nós temos a capacidade e temos a certeza que vamos cuidar bem do Brasil”. Val Terena é uma liderança indígena que quer fazer a diferença para os povos originários do Mato Grosso do Sul

Foto: Alice Aedy e Eric Terena

“Eu me auto-reconheci dentro da política partidária desde criança.” Val Terena é uma liderança indígena, e sempre esteve a frente da luta por direitos para seu povo e todas e todos os indígenas do Brasil. Ela quer aldear a política junto a outras candidatas e candidatos dos povos originários, que querem ocupar a política para trazer uma maior representatividade e garantia dos direitos constitucionais dos povos indígenas. No Mato Grosso do Sul, ela é a única mulher indígena a disputar um cargo nas eleições 2022.

Val já atuou como coordenadora municipal de assuntos indígenas na cidade de Campo Grande (MS), e liderou uma retomada na periferia da cidade, tornando-se cacique da aldeia em contexto urbano Inamati Kaxé, a qual fundou. Também é professora e formou-se pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e os principais pontos de seu projeto são baseados nos direitos dos povos indígenas como saúde, educação, territorialidade, defesa da democracia, cuidados com o meio ambiente, combate ao racismo e discriminações de qualquer tipo. Ela participa do Conselho Terena, organização do seu povo.

“Atualmente os povos Terena e Guarani Kaiowá é os que tem mais sofrido ataque em relação ao agronegócio”. Val Terena quer atuar para garantir a vida e dignidade de seu povo e dos outros povos que vivem no Mato Grosso do Sul, que sofrem com invasões em seus territórios e extrema violência. Ela acompanhou de perto e denunciou as invasões e ataques sofridos pelo povo Guarani Kaiowá, e tem certeza que ocupando o espaço político, vão cuidar bem do Brasil.

“Os principais desafios do mundo hoje principalmente em relação aos povos indígenas é todos esses PL’s que estão tramitando no Congresso Nacional, os PL’s da morte, os PL’s genocida, os PL’s que vem tirando todos os nossos direitos em relação à demarcação de terra, em relação à nossa vida, o nosso bem estar, o futuro da nossa geração.”

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/valeloyterena
▪️ Facebook – facebook.com/valeloyterena
▪️ Twitter – twitter.com/Valeloyms

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher