A menos de uma semana para o primeiro turno das eleições, mobilização em apoio a Lula mistura música, dança e política com muita alegria de norte a sul do país

CarnaLula em Belo Horizonte. Foto: Leonardo Cury/Mídia NINJA

Por Mauro Utida

O último domingo antes do primeiro turno das eleições foi marcado por uma linda festa de apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de norte a sul do país. Uma mobilização pela vitória em primeiro turno levou multidões de pessoas vestidas de vermelha e também com bandeiras do Brasil em uma espécie de carnaval antecipado.

No Sudeste, maior colégio eleitoral do país, destaque para os atos nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Lula na quadra da Portela. Foto: Lorrana Penna/Mídia NINJA

A uma semana para o primeiro turno das eleições, o ex-presidente Lula participou de um comício no domingo (25), na quadra da escola de samba Portela, ao lado de lideranças como Eduardo Paes (PSD), prefeito da capital fluminense, da sambista Tia Surica, e de André Ceciliano, candidato ao Senado.

Na quadra azul e branco, Lula foi “coroado” com um chapéu pela presidenta de honra da Portela, a Tia Surica, acompanhada, no palco, pelo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marlon Lamar e Lucinha Nobre, que segurava o pavilhão da escola.

“Eu já digo que ele é o nosso presidente! E ele vai ganhar no primeiro turno, se Deus quiser! Salve Lula! Obrigada, gente! É Lula no primeiro turno, se Deus quiser. A gente vai ter comida, bebida, aí que vai ter o nosso conforto que ele fez na gestão anterior”, disse Surica.

Quadra da Portela no Rio. Foto: Lorrane Penna/Mídia NINJA

Em Belo Horizonte, o CarnaLula arrastou milhares de pessoas com muita alegria e esperança para a vitória de Lula já no próximo domingo (2). Movimentos Sociais e Culturais deram um show de democracia e participação trazendo as bandeiras que estão no dia a dia das defesas pela soberania e liberdade.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mídia NINJA (@midianinja)

A Avenida Paulista foi tomada por uma multidão de apoiadores de Lula, que querem a vitória no primeiro turno. A festa foi marcada por blocos de carnaval e diferentes intervenções culturais ao longo da via em defesa da democracia e da esperança. O candidato ao governo do estado Fernando Haddad (PT) caminhou entre uma multidão ao lado do candidato ao senado, Márcio França (PSB), da candidata a deputada federal Marina Silva (Rede) e de Geraldo Alckmin (PSB), vice de Lula, além de diversos candidatos progressistas.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mídia NINJA (@midianinja)

Norte e Nordeste

A mobilização também foi intensa no Norte e Nordeste e apoio à Lula. Imagens impressionantes mostram uma multidão de vermelho cantando e dançando atrás de carros de som que tocam músicas em homenagem ao petista no ritmo popular do “piseiro”. São os chamados “arrastões” ou o “piseiro 13”, que viraram febre nessa eleição.

Estas manifestações alegres aconteceu em dezenas de municípios do Nordeste. Os apoiadores de Lula são atraídos por gigantescos sistemas de caixa de som, os chamados “paredões”, com iluminação colorida e tocando músicas a favor de Lula ou contra Bolsonaro que os nordestinos sabem de cor.

As imagens dos “arrastões” nordestinos em apoio a Lula têm circulado pelas redes sociais com grande frequência.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mídia NINJA (@midianinja)