Com o tema ‘Do Ancestral ao Digital’, o evento acontece entre os dias 20 de agosto a 02 de setembro, e será realizado no formato virtual.

Fotos: Midia NINJA

Depois de celebrar a “Universidade Viva” em 2020, e pensar os “Futuros Possíveis” em 2021, o Festival do Conhecimento realiza sua terceira edição entre os dias 29/8 e 2/9 no formato virtual.

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), o Festival celebra este ano a abertura da produção de conhecimento científico aos saberes ancestrais de matrizes africanas e indígenas e às tecnologias sociais e digitais em nome de um bem comum. Além da comunidade acadêmica, cientistas, pesquisadores, artistas, parlamentares e mestres das culturas tradicionais vão discutir, dentre outros temas, as cosmovisões, o meio ambiente, a saúde, a inteligência coletiva e a cultura digital.

Serão cinco dias de troca entre a comunidade acadêmica, convidados especiais e o público, com filmes, oficinas, debates, lançamentos de livros, podcasts, apresentações culturais e muito mais.

Além disso, este ano haverá shows presenciais, UFRJ na Música, e uma seleção especial de filmes da Mostra Cine Conhecimento e Ecofalante.

“O percurso do ancestral ao digital não é uma via de mão única, ao contrário: é o momento de encararmos que hoje todas essas visões de mundo são contemporâneas e podem convergir em nome de um bem comum. O passado e suas tradições são também o nosso futuro, vamos também do digital em busca do ancestral e de multitradições”, diz o Festival.

As inscrições do Festival do Conhecimento UFRJ 2022 já estão abertas e ao realizar o cadastro, você poderá participar de todas as atividades da programação e ainda receber certificado de público do evento. O prazo para as inscrições vai até dia 02/09.

A programação é totalmente gratuita e aberta. Saiba mais e inscreva-se aqui.