Imagem: Divulgação

Questões de gênero que você precisa saber. A TV NINJA e o FODA, frente de ações LGBTQIAP+ da Mídia NINJA, preparam a divulgação da segunda série de vídeos do ator César Soares voltados à reflexão sobre gênero e sexualidade. A parceria começou em agosto de 2020, quando a Mídia NINJA começou a veicular os primeiros vídeos em seu canal de Youtube, com divulgação nas redes NINJA e FODA.

Por que azul é de menino e rosa de meninas? Gênero é cultural? De onde surgiu a separação de gênero nos brinquedos? O que a Bíblia diz sobre homossexualidade? Em vídeos de até 10 minutos, César narra sobre essas questões, trazendo dados históricos que poucos conhecemos e explorando temas de nosso cotidiano e sociabilidade.

“A série busca a reflexão e questionamento dos padrões estabelecidos pela sociedade para os gêneros existentes, e a frase ‘o propósito da arte é desnudar as questões que foram ocultas pelas respostas’, do James Baldwin, serviu de inspiração para a série de vídeos”, diz César. “Acho importante descortinar os conceitos, rever as ‘verdades’ que foram ditas pra gente desde pequenos, e expandir a reflexão para enxergar as coisas com um ponto de vista mais compassivo, com responsabilidade e respeito às nossas diferenças”.

Os primeiros vídeos foram divulgados quinzenalmente entre agosto e dezembro de 2020 e também podem ser acessados no próprio canal de César no Youtube. Na última semana, a TV NINJA retomou a publicação da série com um vídeo sobre as “10 curiosidades sobre sexualidade e questões de gênero”

No próximo vídeo, César trará uma comparação de Sodoma, “que sempre foi relacionado à homossexualidade, mas que na verdade fala sobre xenofobia, com a Hungria, que tem um governo xenófobo e homofóbico”. Também haverá vídeo sobre Heterofobia/Dia do Orgulho Hétero, Oscar e outros mais.