Quebradeiras de coco no documentário ‘Vozes da Amazônia’. Foto: Divulgação.

Nesta sexta-feira, a TV NINJA abre sua programação para o Abril Indígena e Emergências Amazônia, eventos internacionais de defesa dos povos indígenas, da Amazônia e denúncia da emergência climática. O documentário “Vozes da Floresta” será exibido às 20h no Youtube da Mídia NINJA e nos canais de Facebook da Mídia NINJA, Casa NINJA Amazônia e 342 Amazônia.

No momento em que a questão ambiental está na ordem do dia, fruto dos dados apontados nos monitoramentos da vida terrestre que apresentam perdas da biodiversidade, aquecimento global em crescimento consistente, incremento dos agrotóxicos e antibióticos na base do agronegócio, entre tantas questões, ‘Vozes da Floresta’ traz a visão de quem está no olho do furacão. Direcionando sua atenção às mulheres que estão na linha de frente dos esforços que concernem às causas ecológicas, a cineasta faz um painel dessa resistência aos princípios do capitalismo desenfreado travestido de progresso pelo andamento do livre mercado.

O documentário mostra tanto o cotidiano delas em suas associações —seja catando e quebrando coco de babaçu, palestrando sobre política para mulheres ou viajando à Brasília para protestar no Congresso— quanto as ameaças às quais estão sujeitas e cenas explícitas de violência, como o assassinato de um indígena por grileiros em Rondônia.