Como o aplicativo neozelandês Letterboxd colocou Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo como um dos filmes favoritos da temporada, impulsionado pela “inutilidade social” do iMDB

Foto: Reprodução / letterboxd.com

Por Eric Dafon, do coletivo Cine Sucata, para cobertura colaborativa da Cine NINJA

Letterboxd é uma rede social voltada para a comunidade apreciadora da sétima arte, nela sendo possível ver o que seus amigos assistiram, o que acharam do filme, criar categorias, listas e muito mais. Um espaço amplo para discussões sobre o cinema e consequentemente sua popularização, ao atrair também usuários que não são originalmente deste meio.

Existem outros aplicativos de formatos semelhantes, como iMDB, TV Time e Just Watch, em que é possível manter controle do que assistiu e ver as reações de outros usuários. Entretanto, por que o Letterboxd vingou de forma tão potente?

Presente desde 2011, uma grande questão é o público que o aplicativo conseguiu criar, girando em torno de apenas alguns milhares de usuários em seu início. A plataforma com seu design atrativo e possibilidade de interação com outras pessoas fez com que seus usuários passassem a amar o aplicativo e ampliassem anúncio boca a boca.

Enquanto isso, o iMDB, que começou grande por conta de ser um “braço” da Amazon, pouco se preocupou com seu design ou em desenvolver alguma forma relevante de interação. Neste, é possível apenas comentar o filme individualmente, sem qualquer forma de feed de atividades. Assim, seu público se firmou em gerações anteriores e majoritariamente masculino e com suas “bolhas sociais”. Isso acabou ocasionando diversas “review bombs” (uma chuva de notas negativas) em produções LGBT+, com protagonismo feminino, negro e outros elementos que vão contra a heteronormatividade, como ocorreu recentemente no episódio 3 da aclamada série The Last Of Us.

Completamente oposto está o Letterboxd, na qual sua comunidade cultua produções que trazem visibilidade para minorias e também muitos filmes estrangeiros. A lista de 250 filmes com melhor avaliação são completamente diferentes nos dois aplicativos – no iMDB o primeiro filme internacional a aparecer na lista é Sete Samurai (1954) em 20º, enquanto no Letterboxd Come And See (1985) se encontra em 1º lugar e O Auto da Compadecida (2000) em 3º. Em uma sociedade em que as novas gerações se demonstram intensamente advogadas a combater intolerâncias, o iMDB não possui espaço, se tornando muito mais um aplicativo para conferência de aspectos técnicos de uma produção do que um meio de discussão de audiovisual, como ocorre no Letterboxd.

Foto: Divulgação

E nessa discussão intensa, o filme Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo (2022) – que será abreviado para EEAAO daqui para frente – conseguiu se consagrar como o candidato mais forte para as premiações. Foi aclamado criticamente no seu lançamento, em abril, mesmo não fazendo sucesso nas bilheterias. Entretanto, os “poucos” 15 mil cinéfilos que o assistiram e o deram notas altíssimas, colocaram-no como o filme melhor avaliado no aplicativo inteiro.

A A24, desde então, fez diversas parcerias com o Letterboxd através de entrevistas, redações, premiações próprias e outras formas de divulgação, consagrando ainda mais entre o meio cinéfilo o app, devido ao peso já conhecido do estúdio com suas produções (Moonlight, Aftersun), assim como outros estúdios e artistas vêm feito ao passar dos últimos meses buscando notoriedade para suas obras.

Como a Cate Blanchet aceitando um prêmio criado pelo próprio aplicativo de Atriz Mais Assistida:

“Ter uma resposta de um público é muito empolgante, porque queremos estender a qualidade da conversa que temos com a audiência”.

E a dupla de diretores de EEAAO em um quadro divertido e interativo lendo as críticas dos usuários sobre seu próprio filme.

Logo, como todos seus atuais milhões de usuários viram isso na página inicial do app, surgiu a pergunta: “o que esse filme tem para estar ali?”. E progressivamente o filme foi tomando força, consagrando-se até hoje no Top 20 e rapidamente passando a marca de 100 mil usuários que o assistiram, surgindo interesse do estúdio, A24, para lançá-lo fortemente de maneira internacional em junho, e o colocando em proporções que até então não se imaginava.

E foi assim que o (possível) vencedor de melhor filme surgiu. Através de um aplicativo!

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023