Evento também celebrou o filme indiano “RRR: Revolta, Rebelião, Revolução” e a animação “Pinóquio por Guillermo del Toro”; confira os vencedores

Diretores e elenco de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” comemoram a vitória de Melhor Filme no Critics Choice Awards 2023. Foto: Kevin Winter/Getty Images para Critics Choice

Por Sérgio Madruga

No último domingo (15), aconteceu a 28ª edição do Critics Choice Awards, seguindo a temporada de premiações cinematográficas e televisivas que antecedem o Oscar. A cerimônia foi apresentada pela comediante Chelsea Handler, diretamente do Fairmont Century Plaza Hotel, em Los Angeles.

O líder de indicações (14, no total) “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” foi o grande vencedor da noite. O filme da dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert (The Daniels) venceu cinco prêmios CCA, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Direção.

Sucesso de público e crítica, o filme também ganhou nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (para Ke Huy Quan), Melhor Roteiro Original (para The Daniels) e Melhor Edição (para Paul Rogers).

Com o destaque, “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” ganha força na disputa ao Oscar 2023, que também pode reconhecer o trabalho grandioso de Michelle Yeoh na categoria de atuação feminina.

“Abbott Elementary” levou o prêmio de Melhor Série de Comédia. Criada por Quinta Brunson, que também faz parte do elenco, a sitcom é sucesso de público e crítica, colecionando prêmios também no Emmy e Globo de Ouro. A comédia retrata a realidade de uma escola pública da Filadélfia, nos Estados Unidos, que sobrevive com poucos recursos financeiros. A noite também rendeu um prêmio para Sheryl Lee Ralph na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia.

Na disputa de Melhor Filme em Língua Estrangeira, o longa indiano “RRR: Revolta, Rebelião, Revolução” levou a melhor. Com direção de S. S. Rajamouli, o filme épico ambientado na Índia pré-independência, acompanha um guerreiro corajoso que em uma missão perigosa, encontra um policial do exército britânico. Repetindo o feito no Globo de Ouro, “RRR” também conquistou o prêmio de Melhor Canção Original, para “Naatu Naatu”, de M.M. Keeravaani.

O Critics Choice elegeu “Pinóquio por Guillermo del Toro” como a Melhor Animação. Já aclamado pelo público e crítica, o filme é um dos favoritos nessa temporada de premiações. A animação em stop-motion levou 935 dias para ser filmada, além de mais de mil dias de produção. Pelo filme, Guillermo del Toro também conquistou um Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme de Animação.

Angela Bassett também repetiu o feito no Globo de Ouro e venceu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. O reconhecimento veio por sua elogiada performance em “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, como a Rainha Ramonda. Com a dupla vitória (Globo de Ouro e Critics Choice), Bassett se torna uma forte candidata ao Oscar 2023.

Destaque em premiações como Emmy e Globo de Ouro, Zendaya também foi reconhecida no CCA por sua atuação em “Euphoria”. A atriz de apenas 26 anos levou o prêmio de Melhor Atriz em Série de Drama. A segunda temporada da série apresentou novos desafios de Rue (Zendaya) ao lidar com o vício em drogas, problemas familiares, amorosos e entre os amigos.

A atriz e cantora Janelle Monáe foi reconhecida com o prêmio especial #SeeHer, voltado para mulheres que defendem a igualdade de gênero, retratam personagens com autenticidade, desafiam estereótipos e ultrapassam limites no audiovisual.

Estrela de “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”, filme pelo qual foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante, Janelle agradeceu ao prêmio lembrando seus ancestrais e celebrando sua identidade.

“Tento fazer um esforço em meu trabalho para destacar aqueles que foram empurrados para as margens da sociedade, que foram excluídos ou relegados a ‘outro’ (…) Esta é uma escolha profundamente pessoal para mim porque cresci com pais da classe trabalhadora: minha mãe era zeladora, meu pai era um lixeiro e minha avó era meeira em Aberdeen, Mississippi”, revelou a atriz.

“E é pessoal porque não sou binária, sou queer e minha identidade influencia minhas decisões e meu trabalho”, acrescentou.

Janelle Monáe recebe o prêmio especial #SeeHer. Foto: Kevin Winter/Getty Images para Critics Choice

Monáe disse que espera que os personagens que ela interpreta inspirem o público a ser mais empático e gentil: “Houve tantas vezes na minha vida pessoal, onde eu não me vi. Eu não pude ver minha luz. Eu não pude ver além das minhas circunstâncias (…) Mas obrigado, Deus, tantas outras pessoas viram. Eles não desistiram de mim e me deram oportunidades apesar da minha própria falta de confiança”, afirmou.

Confira a lista completa de vencedores do Critics Choice Awards 2023:

Melhor Filme
“Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”

Melhor Ator
Brendan Fraser – “A Baleia”

Melhor Atriz
Cate Blanchett – “Tár”

Melhor Ator Coadjuvante
Ke Huy Quan – “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”

Melhor Atriz Coadjuvante
Angela Bassett – “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”

Melhor Jovem Ator/Atriz
Gabriel LaBelle – “Os Fabelmans”

Melhor Elenco
“Glass Onion: Um Mistério Knives Out”

Melhor Diretor
Daniel Kwan e Daniel Scheinert – “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”

Melhor Roteiro Original
Daniel Kwan e Daniel Scheinert – “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”

Melhor Roteiro Adaptado
Sarah Polley – “Women Talking”

Melhor Fotografia
Claudio Miranda – “Top Gun: Maverick”

Melhor Design de Produção
Florencia Martin, Anthony Carlino – “Babylon”

Melhor Edição
Paul Rogers – “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”

Melhor Figurino
Ruth E. Carter – “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”

Melhor Cabelo e Maquiagem
“Elvis”

Melhores Efeitos Visuais
“Avatar: O Caminho da Água”

Melhor Comédia
“Glass Onion: Um Mistério Knives Out”

Melhor Animação
“Pinóquio por Guillermo del Toro”

Melhor Filme em Língua Estrangeira
“RRR”

Melhor Canção
“Naatu Naatu” – “RRR”

Melhor Trilha Sonora
Hildur Guðnadóttir – “Tár”

Melhor Série de Drama
“Better Call Saul”

Melhor Ator em Série de Drama
Bob Odenkirk – “Better Call Saul”

Melhor Atriz em Série de Drama
Zendaya – “Euphoria”

Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama
Giancarlo Esposito – “Better Call Saul”

Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama
Jennifer Coolidge – “The White Lotus”

Melhor Série de Comédia
“Abbott Elementary”

Melhor Ator em Série de Comédia
Jeremy Allen White – “O Urso”

Melhor Atriz em Série de Comédia
Jean Smart – “Hacks”

Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia
Henry Winkler – “Barry”

Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia
Sheryl Lee Ralph – “Abbott Elementary”

Melhor Série Limitada
“The Dropout”

Melhor Filme para TV
“Weird: The Al Yankovic Story”

Melhor Ator em Série Limitada ou Filme para TV
Daniel Radcliffe – “Weird: The Al Yankovic Story”

Melhor Atriz em Série Limitada ou Filme para TV
Amanda Seyfried – “The Dropout”

Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para TV
Paul Walter Hauser – “Black Bird”

Melhor Atriz Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para TV
Niecy Nash-Betts – “Dahmer: Um Canibal Americano”

Melhor Série em Língua Estrangeira
“Pachinko”

Melhor Série Animada
“Harley Quinn”

Melhor Talk Show
“Last Week Tonight with John Oliver”

Melhor Especial de Comédia
“Norm Macdonald: Nothing Special”

Leia mais:

Representando a América Latina, ‘Argentina, 1985’ é premiado no Globo de Ouro; confira os vencedores