O empresário Luciano Hang teria utilizado a empresa Havan em benefício da candidatura dos investigados

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Nesta quinta-feira (4), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou o empresário bolsonarista Luciano Hang, dono das lojas Havan,inelegível pelo período de oito anos. Além disso, por 5 votos a 2, o TSE cassou os mandatos do prefeito de Brusque (SC), Ari Vequi (MDB), e do vice, Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico nas eleições de 2020.

O empresário Luciano Hang teria utilizado a empresa Havan em benefício da candidatura dos investigados. Os ministros julgaram o pedido de cassação feito pelos partidos Podemos, PT, PSB e PV, que apontaram irregularidades na disputa pela prefeitura da cidade de Santa Catarina.

Para o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, as condutas de Vequi, Doerner e Hang nas eleições municipais de 2020 foram irregulares e deixaram a disputa desigual. Moraes destacou que houve uma tentativa de confundir a pessoa física e a pessoa jurídica, colocando a força da empresa contra outra candidatura, inclusive com desinformação, fake news e várias notícias falsas, pedindo voto.

Os eleitores de Brusque deverão voltar às urnas para escolher novos integrantes para as cadeiras de prefeito e vice-prefeito da cidade. Ainda não há data para a realização do pleito.