Fotos: Elma Okic e Joyce N. Boghosian

“Hoje estou instruindo minha administração a interromper o financiamento da OMS enquanto uma revisão é conduzida para avaliar seu papel (da OMS) na severa má administração e no encobrimento da disseminação do Coronavírus”, essas foram as palavras do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao anunciar nesta terça-feira a suspensão do envio de verbas para a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Depois de iniciar tardiamente as medidas de proteção e ver o país registrando mais de 2 mil mortos por dia Trump diz que a OMS poderia “ter avisado antes” sobre o perigo do coronavírus e ainda reclama que a organização dá muita atenção à China.

Em comunicado divulgado horas depois, o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que “não é hora” de reduzir o repasse recursos à OMS.

Ainda durante a coletiva, Trump falou sobre respiradores artificiais, e voltou a dizer que não faltarão aparelhos nos hospitais de todo o país. O presidente tem interceptado compras de outros países e aumentando negociações para garantir as compras dos equipamentos que estão em falta em todo mundo.