Por Matheus Souzedo

Durante o período de 22 de março a 05 de abril de 1962, a seleção brasileira de futebol se concentrava em uma cidade localizada no alto das montanhas da Serra da Mantiqueira.

Isso se deu para que os jogadores convocados se preparassem para a Copa do Mundo. Eles deveriam participar de um treino na cidade de Campos do Jordão (SP) com o propósito de definir o elenco que a seleção iria utilizar na Copa do Mundo no período de 30 de maio a 17 de junho no Chile na qual fomos campeões.

Alguns dos principais jogadores que estiveram presentes na cidade serrana eram Zagallo, Nilton Santos, Garrincha, Pelé entre outros grandes jogadores da época.

Pelé tira foto com família e conhecidos de Edson Gonçalves Reis. Foto: Danilo Sardinha/ GloboEsporte.com

Mas por que treinar em uma cidade pequena nas montanhas?

Campos do Jordão está localizada aproximadamente a 1.650 metros acima do nível do mar. Ou seja, quanto maior a altitude, maior a pressão atmosférica, fazendo com que seus pulmões trabalhassem mais. Sendo assim, o rendimento dos atletas seria melhor nos jogos disputados durante a competição.

Outro motivo também se deu pela inauguração do Estádio Municipal de Campos do Jordão que aconteceu no dia 18 de março de 1962. Além disso, a visitiva procurava promover a cidade em sua transição de um município que servia de local de tratamento de tuberculose para uma cidade turística.

Como estão as condições do estádio nos dias atuais?

O estádio onde a seleção treinou passou recentemente por uma renovação em seu campo de futebol, com um novo gramado sintético sendo colocado e novas redes, além de reformas nas arquibancadas. Confira algumas imagens abaixo:

Foto: Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer de Campos do Jordão

Foto: Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer de Campos do Jordão

Foto: Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer de Campos do Jordão

 

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube