A deputada estadual Laura Sito, do PT, classificou a declaração como “extremamente discriminatória”

O prefeito de Erval Seco, no Rio Grande do Sul, Leonir Koche, filiado ao PSDB, emitiu um comunicado oficial na quarta-feira (23) pedindo desculpas pela utilização de uma expressão considerada racista durante uma entrevista concedida a uma rádio local em 17 de agosto. Na ocasião, Koche utilizou a expressão “trabalho de gente branca” para descrever uma obra realizada pela prefeitura.

O prefeito tentou se explicar sobre a expressão racista. Ele afirmou que a intenção era destacar a qualidade do projeto, mas reconheceu que a expressão é inadequada.

Após o ocorrido, um cidadão formalizou uma denúncia junto ao Ministério Público do RS, conforme apontou o G1, que encaminhou o caso para análise da Procuradoria, já que o prefeito possui foro privilegiado.

A denúncia ganhou repercussão nas redes sociais, onde a deputada estadual Laura Sito, do PT, classificou a declaração como “extremamente discriminatória”.

O deputado estadual Leonel Radde, também membro do Partido dos Trabalhadores, expressou sua indignação, destacando que a postura do prefeito é inaceitável para uma autoridade pública, cujo papel é representar e defender todos os cidadãos.