“15.000 mortos por 5.760 minutos de futebol! Vocês deveriam se envergonhar!”, dizia uma faixa das torcidas do Hertha e do Bayern

Torcedores do Borussia Dortmund levaram uma enorme faixa dizendo “boicotem o Catar”. Foto: Divulgação/Boycott-qatar.de

Por Mauro Utida

Com a aproximação do início da Copa do Mundo, os protestos contra a realização da competição no Catar têm se tornado cada vez mais frequentes. Os alemães têm encabeçado este movimento com protestos em massa que chegou aos estádios do país na rodada deste final de semana na Bundesliga.

Este é o resultado de uma campanha organizada de torcedores de clubes da Bundesliga em cooperação com a iniciativa Boicote ao Catar, que fala alto sobre questões negativas relacionadas à organização da Copa do Mundo neste país.

Em Berlim, torcedores do Hertha e do Bayern de Munique combinaram a mesma mensagem no Estádio Olímpico: “15 mil mortes por 5760 minutos de futebol. Que vergonha”. Eles questionavam as mortes de trabalhadores na construção dos estádios catarianos e as violações de direitos humanos no país.

“15 mil mortes por 5760 minutos de futebol. Que vergonha”, diz a faixa. Foto: Divulgação/Faszination Fankurve

Outras faixas de protesto também foram levantadas pelos berlinenses, como as que mencionavam a “perseguição de opções sexuais”, a “falta de diretos às mulheres”, o “desrespeito aos direitos humanos”, os “estádios com ar condicionado em vez de proteção ao clima”, a “falta de liberdade de expressão”, a “falta de uso dos estádios depois da Copa”, o “nível sem precedentes de corrupção” e a “ausência de cultura de futebol no país”.

No Signal Iduna Park, os torcedores do Borussia Dortmund levaram uma enorme faixa dizendo “boicotem o Catar”, além de várias outras mensagens, uma delas nada singela: “vai se foder, FIFA”. Eles também pediram para que os torcedores desligassem a televisão durante a competição.

A faixa enorme pedindo “Boicotem o Catar” também apareceu na torcida do Werder Bremen e do Borussia Mönchengladbach. Outras ações também aconteceram nas divisões de acesso envolvendo clubes como o Heidenheim, o Paderborn e o Fortuna Düsseldorf.

A seleção da Alemanha irá disputar a competição, mas também já se manifestou contra as condições dos funcionários que trabalham nas obras da competição. Nas eliminatórias europeias contra a Islândia em março de 2021, os jogadores usaram uma camisa preta com uma letra em branco. Juntos, eles se abraçaram e formaram a palavra “Human Rights’ em protesto pelos direitos humanos.

Protesto contra a Fifa

Os protestos dos torcedores vêm logo após o presidente da FIFA, Gianni Infantino, ter mandado uma carta para as federações dos países classificados à Copa pedindo para que “foquem apenas no futebol”.

A demonstração dos torcedores alemães é clara: dificilmente o pedido de Gianni Infantino será atendido.

Com informações do Portal Trivela e Copa Além da Copa

Leia mais:

NINJA Esporte Clube abre inscrições para cobertura colaborativa da Copa do Mundo 2022