Ação mobilizada pela Mídia NINJA, Ubes e UNE estimula jovens a engajar seguidores para o alistamento eleitoral

Fotos: Reprodução / Twitter

Jovens de diversas regiões estão nas redes divulgando a seus seguidores que já fizeram a sua parte e garantiram seu nome na lista de eleitores aptos a exercer seu direito ao voto em 2022. Com a hashtag #TireiOTitulo, a ideia é estimular adolescentes que ainda não registraram o título eleitoral. O prazo para o alistamento, assim como atualização e regularização, se encerra nesta quarta-feira (4).

A ação faz parte da Campanha “Maratona do Voto”, organizada pela Mídia NINJA, juntamente com a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. A iniciativa suprapartidária começou na segunda, 2 de maio, no marco de cinco meses até a eleição e se encerra nesta quarta, 4 de maio.

Durante toda a semana, portais de notícias, celebridades, fã-clubes e outras páginas que têm amplo número de seguidores adolescentes se juntaram à NINJA em ações estratégicas de engajamento.

Desde às 15h, influenciadores e artistas também estão em bate-papo ao vivo na Mídia NINJA mobilizando para o mutirão de últimas horas.

https://twitter.com/gleopoldo_/status/1521871087096709122

https://twitter.com/mirella_manu/status/1521847687607463938

https://twitter.com/eudiegouai/status/1521870775741038593

https://twitter.com/UJSBRASIL/status/1521899402444652546

https://twitter.com/taiscarvalho__/status/1521894159724032000

https://twitter.com/mateus_com_h/status/1521840079605481472

Alta demanda

O aumento no número de atendimentos registrados pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para solicitação virtual de títulos de eleitor e requerimentos de alistamento eleitoral (RAEs) nos cartórios, na reta final do cadastramento, levaram o TSE a tirar do ar, temporariamente, alguns serviços que não impactam a retirada do título ou a regularização do registro do eleitor. A informação é da Agência Brasil.

De acordo com o tribunal, mais de 1,1 milhão de atendimentos a eleitores foram feitos em 36 horas por meio dos sistemas Título Net e Elo. “Ao todo, até as 15h de terça (3), foram f640 mil solicitações realizadas de forma virtual (Título Net) e 527 mil requerimentos de alistamentos eleitorais (RAEs) nos cartórios (sistema Elo), o que totaliza 1,167 milhão de atendimentos em 36 horas”, informou o TSE.

Entre os serviços que podem ser acessados via Título Net estão requerimento da primeira via do título (alistamento), mudança de domicílio eleitoral (transferência), alteração de dados pessoais e local de votação para eleitores com mobilidade reduzida, além da revisão para regularização da inscrição cancelada.

“Por conta do alto volume de solicitações na reta final, antes do fechamento do cadastro de eleitores, a Justiça Eleitoral (JE) priorizará os atendimentos no Título Net e no sistema Elo. Assim, serviços como os do aplicativo e-Título, que não impactam a retirada do título ou a regularização do registro do eleitor, estarão fora do ar até o dia 5 de maio”, justificou o tribunal.

Ainda segundo o TSE, solicitações de emissão, transferência ou regularização do título feitas até as 23h59 de quarta-feira (4) terão os pedidos analisados e decididos em tempo hábil pela Justiça Eleitoral.

“O andamento da solicitação pode ser acompanhado pela internet na página do TSE”, acrescenta o tribunal, ao informar que os requerimentos apresentados até esta data serão examinados e respondidos no prazo de um mês, e que não serão permitidas emissões, transferências e mudanças de cadastro eleitoral a partir de quinta-feira (5).

O TSE informou que divulgará pela internet, em 11 de julho, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar em cada município.

Para acessar o site do TSE, clique aqui.

Com informações de Pedro Peduzzi / Agência Brasil